A situação fez a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciar estudos para reduzir o limite de velocidade. Os caminhões podem circular hoje na Pinheiros a até 90 km/h - a CET deve reduzir esse limite para 70 km/h nos próximos dias. A mesma medida já foi adotada na Tietê. "Deixar os caminhões andarem a 90 km/h ali é assustador, absurdo", diz Sérgio Ejzenberg, mestre em Transportes pela Poli/USP. "Se um veículo pesado tiver de frear, poderá facilmente tombar."
Desde o início da restrição, no dia 2, a reportagem do Estado acompanhou a movimentação dos caminhões à noite na Marginal do Pinheiros. A partir das 21 horas, há uma grande saída desses veículos, transitando quase todos perto ou acima do limite de 90 km/h. Muitos colocam farol alto atrás dos demais motoristas ou arriscam ultrapassagens arriscadas. Tudo para recuperar o tempo perdido por não poderem circular de dia. Não houve, nos percursos feitos, uma única vez em que se registrou algum funcionário da CET para flagrar as irregularidades. Também não foram encontrados guinchos, como ocorre durante o dia.
A CET informou que oito viaturas fazem a fiscalização na Pinheiros, "além de contar com policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e com a fiscalização dos radares (há quatro)". O órgão também afirma que dois guinchos ficam parados para atendimento nas Avenidas dos Bandeirantes e Politécnica.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de setembro de 2010