A volta às aulas em escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo desde ontem, dia 30, deve aumentar os congestionamentos no período da manhã. Por causa disso, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) inicia no mesmo dia uma operação nos arredores dos 127 estabelecimentos que causam maior movimento de veículos e pedestres. Segundo a Folha, algumas escolas terão marronzinhos o tempo todo, e outras terão apenas supervisão. A operação conta com 271 agentes, além de funcionários de escolas, que tentarão disciplinar o embarque e desembarque de alunos na porta das escolas. O respeito ao pedestre também será fiscalizado.
Segundo a companhia, filas duplas e estacionamentos irregulares são os principais problemas que prejudicam o trânsito.
As aulas nas escolas da rede estadual voltam no dia 1º (quarta-feira). Já entre os colégios privados parte decidiu voltar na segunda e parte na quarta, segundo o Sieeesp (sindicato das escolas). Nas escolas municipais, as aulas voltam no dia 6.
No ano passado, com a volta às aulas em fevereiro, a média de congestionamentos do mês foi o dobro da registrada em janeiro. Nos últimos cinco anos, o aumento médio dos congestionamentos de um mês para o outro foi de 75%.
Segundo a CET, 19 escolas são responsáveis por um grande número de viagens na entrada e saída das aulas e, por estarem localizadas em pontos estratégicos da cidade, acabam provocando grande impacto no trânsito.
Para evitar transtornos e multas, a CET recomenda que os motoristas não parem em fila dupla, façam o embarque e desembarque pelo lado da calçada, estacionem somente em locais permitidos e respeitem a faixa de pedestres.
Fonte: Folha de S. Paulo, 27 de janeiro de 2012

Venda de carro importado desaba 47% (25/01/2012)

Janeiro tradicionalmente é mês fraco para a venda de carros novos se comparado a dezembro, quase sempre muito bom. Nos primeiros 20 dias do ano, a queda dos negócios foi de 29%. Para automóveis import (...)

Flanelinha lucra com o samba (29/01/2012)