A 19 dias do início dos desfiles de carnaval na capital, é quase impossível estacionar no entorno das quadras das escolas de samba em dias de ensaio sem ser abordado por flanelinhas. O preço cobrado por eles para que o motorista tenha o "direito" de estacionar na rua sem, teoricamente, correr o risco de ter o veículo riscado ou arrombado chega, em alguns casos, a R$ 20. O Jornal da Tarde esteve em ensaios de quatro agremiações do Grupo Especial para acompanhar a prática dos guardadores de carro. A ação dos flanelinhas é sempre a mesma. Ao verem um carro se aproximando da escola de samba, acenam, entram na frente e perguntam: "Vai para o ensaio? Tem lugar aqui". Indicam onde o motorista deve parar e dão o preço. E pechinchar raramente adianta.
Foi isso o que aconteceu quando a reportagem tentou estacionar perto da Gaviões da Fiel, no Bom Retiro, na região central, e da Rosas de Ouro, na zona norte. Na Gaviões da Fiel, pelo menos seis flanelinhas abordavam e intimidavam os motoristas na Rua Sérgio Tomás. "Hoje para estacionar é R$ 10", disse o guardador, enquanto apontava uma vaga. A reportagem se recusou a pagar a quantia cobrada alegando que estava parando na rua. "Mas quem está olhando sou eu. Tem que pagar, senão não posso garantir que o carro vai estar inteiro quando vocês voltarem", ameaçou o guardador de carros.
Exigir dinheiro mediante ameaça é extorsão. De acordo com o delegado titular da 2.ª Delegacia de Crimes de Trânsito, José Sampaio Lopes Filho, para caracterizar o crime, a vítima precisa identificar o flanelinha e se dispor a ir à delegacia. O JT ligou para o 190 às 22h45. A primeira viatura chegou em menos de cinco minutos, seguida por outras duas. Com a chegada barulhenta dos policiais militares que pediram para que a reportagem identificasse os criminosos, os guardadores fugiram.
Na quarta-feira, pelo menos mil veículos estavam estacionados no entorno da Rosas de Ouro, muitos deles de forma irregular: em calçadas, canteiros e até em cima das praças. Mesmo assim, os flanelinhas cobravam R$ 20 de quem queria parar. "Tem perigo, não, camarada. A polícia nunca passa aqui", disse um guardador. Mas a polícia passou e multou pelo menos 200 veículos. A presença de duas viaturas não inibiu os guardadores de carro. A reportagem contou mais de 20. Havia até crianças. "Se não pagar, seu carro pode sofrer algum dano", ameaçavam e indicavam o estacionamento em lugares proibidos. "Não sou eu quem vai pagar a multa mesmo", disse um flanelinha quando o JT perguntou se ele não avisaria o motorista que a polícia estava multando.
Segundo um dos policiais que estavam no local, pelo menos três carros estavam com vidros quebrados. "Provavelmente eles se recusaram a pagar. É uma espécie de recado", contou o policial.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 29 de janeiro de 2012

Venda de carro importado desaba 47% (25/01/2012)

Janeiro tradicionalmente é mês fraco para a venda de carros novos se comparado a dezembro, quase sempre muito bom. Nos primeiros 20 dias do ano, a queda dos negócios foi de 29%. Para automóveis import (...)

Estacionamento (30/01/2012)