O preço dos carros novos aumentou em janeiro, enquanto o dos usados registrou queda, em relação ao mês anterior, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dia 24. Neste mês, o automóvel novo encareceu 0,39%, em média, enquanto o usado ficou 0,76% mais barato. Segundo o InfoMoney, levando em conta os últimos 12 meses terminados em janeiro, o preço dos carros usados caiu 5,25% e o dos novos apresentou queda de 3,44%.
Carros zero
No caso dos carros novos, em nove das 11 capitais analisadas, o preço do carro novo aumentou, com destaque para Porto Alegre, onde a alta foi de 1,49%. Por outro lado, Fortaleza e Belém registraram queda de 0,70% e 0,23% nos preços, respectivamente.
Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros novos, em janeiro e em 12 meses, nas 11 capitais analisadas pelo IBGE:

Capital                      Janeiro          12 Meses
Rio de Janeiro            0,33%           -2,52%
Porto Alegre               1,49%           -2,12%
Belo Horizonte            0,21%           -4,53%
Recife                        1,37%           -1,47%
São Paulo                  0,18%            -3,76%
Distrito Federal           0,21%            -3,07%
Belém                       -0,27%            -3,82%
Fortaleza                   -0,70%            -4,01%
Salvador                    0,01%            -5,76%
Curitiba                      0,32%            -5,87%
Goiânia                      -0,97%           -0,94%
Brasil                         0,39%            -3,44%
Fonte: IBGE

Carros usados
Considerando os preços dos carros usados, Porto Alegre foi a capital onde houve a maior queda deste mês, de 1,91%. Já Fortaleza registrou a maior alta, de 0,79%. Em 12 meses, a maior alta ficou com Belém (0,89%) e a maior queda, com Recife, onde os preços dos usados ficaram 8,12% mais baratos. Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros usados em cada capital, em janeiro e em 12 meses:

Capital                    Janeiro         12 Meses
Rio de Janeiro          0,05%          -2,37%
Porto Alegre            -1,91%          -2,21%
Belo Horizonte         -0,07%          -2,83%
Recife                     -1,21%          -8,12%
São Paulo               -0,93%          -6,84%
Distrito Federal        -0,83%          -4,81%
Belém                     0,41%            0,89%
Fortaleza                  0,79%          -5,50%
Salvador                  -0,24%         -3,89%
Curitiba                   -0,40%         -5,97%
Goiânia                    -0,24%         -6,52%
Brasil                       -0,76%         -5,25%
Fonte: IBGE

Outros itens
Considerando o grupo veículo próprio do IPCA, em janeiro, pode-se verificar quedas no preço do reboque e da motocicleta, ambas de 0,18%. Por outro lado, no período, as maiores altas ficaram com o seguro voluntário de veículo (2,46%) e aluguel de veículo (1,54%).
Em 12 meses, os preços que mais caíram no grupo foram os da motocicleta (-1,98%), ao passo que a maior alta do período ficou por conta dos estacionamentos, de 15,43%.
Fonte: site InfoMoney, 24 de janeiro de 2012

Venda de carro importado desaba 47% (25/01/2012)

Janeiro tradicionalmente é mês fraco para a venda de carros novos se comparado a dezembro, quase sempre muito bom. Nos primeiros 20 dias do ano, a queda dos negócios foi de 29%. Para automóveis import (...)

Flanelinha lucra com o samba (29/01/2012)