Neste primeiro mês da Câmera do JH estamos de olho nos manobristas de estacionamentos e valets. Muitos foram flagrados vasculhando o console ou pegando dinheiro, balas e chocolates do carro da reportagem. No sábado, dia 28 de janeiro, o quadro mostrou que esses profissionais, felizmente, não são a maioria. A Câmera do JH visitou o processo de seleção de uma empresa de estacionamentos de São Paulo e acompanhou o teste de habilidade. Depois de passar pelo teste do volante, o manobrista tem aulas de comportamento e de ética. "A gente diz: "não mexa, não peque nem pelo favor de possivelmente arrumar o carro do cliente". Isso é insistentemente falado, não mexa naquilo que não é seu", diz Luciana de Almeida, gerente de Recursos Humanos. E eles não mexem, como mostram as imagens da Câmera do JH. Ela gravou 65 manobristas recebendo o carro da reportagem em restaurantes, bares, shoppings, prédios comerciais. A maioria, 46 manobristas, trabalha direitinho. Eles receberam o carro, manobraram, foram rápidos, dirigiram com os olhos sempre atentos no trânsito. Cuidaram do nosso veículo.
"A profissão deles é como se fosse qualquer uma outra. Um médico, um policial, um jornalista. Ou seja, ele tem que ser respeitado, mas para isso ele tem que fazer se respeitar", explica Francisco Antonio da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados em Estacionamentos e Garagens de São Paulo.
Estacionamentos regulares, trabalhadores com todos os direitos garantidos, fiscalização, cursos e treinamentos. Empresários e sindicalistas dizem que o setor só poderá melhorar se adotar essas medidas.
O presidente do Sindicato dos Empregados em Estacionamentos e Garagens de São Paulo diz que, dos 12 mil trabalhadores que atuam no Estado, três mil são informais. "O caminho a ser adotado é as empresas que vão contratar terem um devido cuidado para preparar melhor os seus trabalhadores no sentido geral, não só para manobrar, mas sim a responsabilidade de conduzir o veículo e respeitar o que tiver lá dentro. Não subtrair nada de ninguém. Esse é o primeiro passo, no meu modo de ver."
Para ver o vídeo com a reportagem acesse http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1788147-7823-CANDIDATOS+A+MANOBRISTAS+TEM+AULA+DE+COMPORTAMENTO,00.html
Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo), 28 de janeiro de 2012

Categoria: Mercado

Venda de carro importado desaba 47% (25/01/2012)