O mercado de motos acumula uma queda de vendas no atacado de 13,1% este ano, e queda também (menor) na produção: 9,7%, considerando o acumulado janeiro-maio em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas em maio foram ainda piores: com 151.316 unidades, a queda foi de 22,5% em relação a maio do ano passado, quando foram vendidas 195.307 unidades, segundo o UOL Notícias.
No acumulado deste ano foram vendidas 758.417 motos, contra 872.689 de janeiro a maio de 2011.
"A queda na produção só não foi maior porque as exportações acabaram ganhando espaço, superando as nossas expectativas", disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, a associação dos fabricantes.
Foram exportadas em maio 10.238 motocicletas, 16,3% acima do registrado em abril (8.804). Em relação a maio de 2011 o aumento nas vendas externas foi de 52,2% e no acumulado de 2012 de 56,6%, com 41.515 unidades até maio.
Segundo os fabricantes, as razões da queda foram a restrição ao crédito e a queda na liberação de financiamentos.
Fonte: UOL Notícias, 6 de junho de 2012