Com metade dos passageiros de ônibus interurbanos que tinha há duas décadas, a cidade de São Paulo pode ganhar até 2014 mais duas rodoviárias, na Vila Sônia (zona oeste) e Itaquera (leste). Os terminais se juntariam aos do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, para completar, mais de 30 anos depois, o que previa o Piterp, o plano diretor de rodoviárias de 1978. A ideia, desde então, é redistribuir as chegadas e partidas de ônibus, colocando os terminais próximos às saídas e reduzindo o tráfego urbano, destaca a Folha.
À época, existiam apenas as rodoviárias da Luz - desativada em 1982, após a criação do terminal Tietê - e do Jabaquara, inaugurada em 1977.
A rodoviária da Barra Funda veio em 1982. Agora, os terminais completariam o plano, que passou por várias atualizações, a última em 2004.
A prefeitura, que contratou os projetos das rodoviárias por R$ 22 milhões, espera 28 mil passageiros e 250 partidas por dia em cada uma.
A estimativa é bem otimista. Os terminais existentes recebem 17 milhões de pessoas ao ano - ou 46,5 mil/dia -, quase a metade dos 32,1 milhões que atraíam em 1990.
Segundo a Socicam, que administra os três terminais, a média de passageiros por ônibus caiu no período de 33,6 para 23,9. O Tietê, maior rodoviária da América do Sul, opera com 22,5% da capacidade, melhor desempenho entre as três.
Metas
A prefeitura afirma que haverá menos ônibus nas ruas, o que deve provocar alívio em várias vias importantes, principalmente nas marginais, e redução do tempo de viagem.
A iniciativa, que consta do plano de metas de Kassab, deve enfrentar resistência também de moradores dos bairros. "Essa ideia foi colocada na gestão da Marta Suplicy e foi bastante polêmica", diz Márcia Vairoletti, diretora do Movimento Defenda SP.
Para ela, a rodoviária da Vila Sônia vai agravar o problema de trânsito. "Você coloca outras atividades no entorno, mas as avenidas continuam do mesmo tamanho."
Vila Sônia ficaria com as linhas do Sul do país e de cidades a oeste da capital, como Osasco, Barueri e Sorocaba. Itaquera concentraria, entre outras, as partidas para o Vale do Paraíba e litoral norte.
Os terminais atuais são do Metrô, que não quis se pronunciar. Os novos também serão conectados a estações metroviárias - além de terminais de ônibus urbanos.
Segundo Santos, a queda de usuários ocorre em todo o país por vários fatores, como a maior facilidade para comprar carros e o aumento do uso de fretados e aviões.
Fonte: Folha de S. Paulo, 8 de junho de 2012

Categoria: Cidade

Vendas de motos caem 13,1% no ano (06/06/2012)

O mercado de motos acumula uma queda de vendas no atacado de 13,1% este ano, e queda também (menor) na produção: 9,7%, considerando o acumulado janeiro-maio em relação ao mesmo período do ano passado. (...)