Após a instalação dos semáforos inteligentes em 10 pontos de Sorocaba (SP), há pouco mais de uma semana, muitos motoristas transitam de forma mais cautelosa. Os radares inteligentes flagram os motoristas que não respeitam o sinal vermelho ou param sobre a faixa de pedestres. Os locais escolhidos são onde há mais acidentes, segundo a Urbes - empresa que administra o trânsito na cidade. As informações são TEM Notícias.
Parar sobre a faixa é infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Atravessar o sinal vermelho é infração gravíssima, multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.
Mas muita gente ainda tem dúvida sobre o funcionamento dos equipamentos, a ocasião que a multa vai ser aplicada, como mostra a reportagem do TEM Notícias.
Os sensores na Praça Lions, por exemplo, foram colocados antes da faixa de contenção, mas a multa só ocorre quando o veículo sair de cima dos sensores e cruzar o sinal vermelho. Como muita gente não sabe, é comum ver os amarelinhos indicando que é permitido parar sobre os sensores.
A Urbes informou ainda que não tem um levantamento de quantas infrações foram registradas nos primeiros dias de operação do sistema. A informação é de que isso só será possível no final do primeiro mês de atividade.
Fonte: TEM Notícias, 7 de junho de 2012

Vendas de motos caem 13,1% no ano (06/06/2012)

O mercado de motos acumula uma queda de vendas no atacado de 13,1% este ano, e queda também (menor) na produção: 9,7%, considerando o acumulado janeiro-maio em relação ao mesmo período do ano passado. (...)