Vinte e dois dias é o tempo que os capixabas perdem no trânsito da Grande Vitória durante um ano, de acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Segundo o levantamento, em média, as pessoas que saem para trabalhar pela manhã e voltam à noite para casa ficam, aproximadamente, 1h30 no trânsito. "É muito tempo e esse tempo é precioso", afirmou uma passageira à TV Gazeta.
Exemplo dessa perda de tempo dentro dos coletivos é o funcionário público Luiz Gonzaga. Ele trabalha no Centro de Vitória e mora no bairro Nova Carapina, na Serra, na região Metropolitana. Ele passa todos os dias duas horas dentro de ônibus apenas na volta para casa. "Esse tempo eu gasto quando o coletivo não atrasa ou não está chovendo. Quando chove, às vezes, demoro 4h para chegar", disse Gonzaga.
Às 19h10, o funcionário público embarca em um ônibus no Centro da capital do estado, depois de 1h10, ele chega ao terminal de ônibus de Laranjeiras, na Serra.
No terminal, Luiz Gonzaga entra em um ônibus lotado com destino ao bairro Nova Carapina. "É sempre lotado assim", afirmou o funcionário público. Depois de mais 1h de viagem, Gonzaga chega em casa. "Se nós tivéssemos esse tempo livre, poderíamos aproveitá-lo de outra forma, com a família, por exemplo", argumentou o funcionário público.
Fonte: TV Gazeta, 6 de junho de 2012

Vendas de motos caem 13,1% no ano (06/06/2012)

O mercado de motos acumula uma queda de vendas no atacado de 13,1% este ano, e queda também (menor) na produção: 9,7%, considerando o acumulado janeiro-maio em relação ao mesmo período do ano passado. (...)