No Brasil, o que vem crescendo é o número de acidentes provocados por motoristas que insistem em usar o celular ao volante. No Distrito Federal, acontece um a cada 12 minutos. No Ceará, o número de multas pela mesma infração praticamente triplicou em dois anos. Para quem não se intimida com a multa de mais de R$ 80 e a perda quatro pontos na carteira, o repórter Alessandro Torres, do Bom Dia Brasil, mostra o que pode acontecer em apenas cinco segundos.
Alguns motoristas garantem que não misturam celular e volante. Mas uma olhadinha rápida no trânsito mostra que nem todos agem assim. Até o motorista de ônibus atende durante o trabalho. Uma mulher solta as duas mãos do volante enquanto conversa. Um rapaz passa mensagem de texto. Nem o motoqueiro dispensa o celular no trânsito.
Com autorização do Detran, a reportagem foi a uma pista de testes, fora das ruas, para mostrar porque o celular é um risco para o motorista.
Cinco segundos é o tempo que você leva para digitar um número de celular, por exemplo. Parece pouco, mas, a 60km/h o carro percorre 83 metros nesse tempo. Basta uma pequena distração pra provocar um acidente.
A simples mudança de marcha se torna um malabarismo. "Com celular na mão esquerda, ele teria que soltar a direção para realizar a troca de marcha", ressalta o fiscal Ribamar Diniz, do Detran do Ceará.
O mesmo artigo do Código de Trânsito que obriga o motorista a dirigir com as duas mãos no volante também proíbe o uso de fones de ouvido. "Isso também gera distração e a grande preocupação dos estudiosos é exatamente com a segurança do veículo na via e, para isso, o condutor deve estar com total atenção ao tráfego", aponta Ribamar Diniz.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 8 de junho de 2012

Vendas de motos caem 13,1% no ano (06/06/2012)

O mercado de motos acumula uma queda de vendas no atacado de 13,1% este ano, e queda também (menor) na produção: 9,7%, considerando o acumulado janeiro-maio em relação ao mesmo período do ano passado. (...)