O trânsito de São Paulo é a maior preocupação da Fifa para o sorteio das chaves da Copa das Confederações, a ser realizado no dia 1º de dezembro, no Anhembi. A Folha teve acesso ao plano operacional do evento, um documento de 297 páginas, em inglês, datado de 24 de outubro, com detalhes de toda a organização do evento. A inquietação da Fifa com o tráfego de São Paulo fica evidente até na seção sobre os serviços médicos.
A página 75 do documento informa: "Considerando o tráfego da cidade, haverá uma UTI móvel estacionada no hotel Renaissance de 26 de novembro a 2 de dezembro. A ambulância será de uso exclusivo de participantes dos eventos e convidados da Fifa hospedados no Renaissance e no hotel Tivoli."
O maior capítulo do plano, de 60 páginas, é o dedicado às operações de transporte.
A entidade considera que existem duas áreas críticas para que tudo funcione: gestão da frota e aeroportos.
"Transporte tem a oportunidade única de ser a primeira e a última impressão da Fifa e seus convidados sobre São Paulo, Brasil", diz a página 160 do documento.
O sorteio mesmo ocorre no dia 1º, um sábado, no Anhembi, mas haverá atividades relacionadas - reuniões, palestras, entrevistas coletivas etc. - durante toda a semana.
Os 26 integrantes do Comitê Executivo da Fifa terão direito a carro exclusivo, com policiais como motoristas.
Os convidados VIP da entidade também terão carros exclusivos. A Fifa reservou outros hotéis para a imprensa (Novotel Center Norte, Ibis Barra Funda e Holiday Inn). Haverá transporte de ônibus entre os hotéis e o centro de exposições do Anhembi.
A Copa das Confederações será disputada de 15 a 30 de junho do ano que vem. O evento serve como teste para a Copa do Mundo de 2014.
A Fifa vai anunciar dia 8 as sedes do evento. As cidades pré-selecionadas são Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife, que corre o risco de ser excluída por atraso nas obras.
Brasil e Espanha serão cabeças de chave. Itália, México, Japão, Taiti e Uruguai estão classificados. Falta definir o representante da África.
Fonte: Folha de S. Paulo, 5 de novembro de 2012

Categoria: Cidade

DPVAT poderá ser parcelado com o IPVA (31/10/2012)

Um decreto publicado dia 30 no Diário Oficial da União autoriza o parcelamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o DPVAT. O valor poderá ser (...)