A ciclofaixa de lazer chegou dia 4 à região da Estação da Luz, no centro de São Paulo, passando por avenidas como Cásper Libero e Duque de Caxias e também pelo Elevado Costa e Silva, o Minhocão. Na próxima semana, será a vez da Rua Vergueiro e das Avenidas Domingos de Morais, Jabaquara e Indianópolis ligarem o trecho da Avenida Paulista ao Parque das Bicicletas, na zona sul, descreve O Estado.
O prefeito Gilberto Kassab anunciou que deixará para seu sucessor, Fernando Haddad, um projeto de integração da Ciclofaixa do Parque Tiquatira, na Penha, com a Ciclovia da Radial Leste, ampliando as opções para os ciclistas daquela região. "Também vamos sugerir que, pelo menos uma vez por ano, a ciclofaixa seja instalada em um dia útil", disse.
Com a ampliação, a cidade tem agora 46 km de ciclofaixas de lazer nos domingos e feriados.
O novo trecho de 5 km na região central teve a aprovação dos ciclistas.
A presença das bicicletas mudou a cara da região central. "Foi uma iniciativa muito boa. Circulando pela ciclofaixa, dá para ver que trouxe para cá muita gente que não frequentava essa região. Era um lugar que vivia vazio aos domingos", afirmou a bancária Miriam Favareto.
Avaliação
Mesmo bastante elogiada, a ciclofaixa que corta a região central tem problemas - que podem ser facilmente resolvidos pelos organizadores.
Não há mão dupla em boa parte dos trechos, como ao redor da Estação da Luz e na Avenida Duque de Caxias, por exemplo. Quem quiser voltar na metade do caminho, por cansaço ou necessidade, é obrigado a pedalar em meio ao trânsito, o que deve provocar desconforto em ciclistas iniciantes.
O piso dos calçadões tem pouca aderência, um problema que tende a se agravar em dias de garoa ou depois da chuva.
É importante que os orientadores alertem os ciclistas sobre a maneira correta de frear e fazer curvas nessas circunstâncias, para evitar acidentes. Também é preciso cuidado com tampões de aço que encobrem buracos em locais como a Praça do Patriarca - as bordas podem danificar câmaras de ar e pneus das bicicletas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de novembro de 2012

Categoria: Cidade

DPVAT poderá ser parcelado com o IPVA (31/10/2012)

Um decreto publicado dia 30 no Diário Oficial da União autoriza o parcelamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o DPVAT. O valor poderá ser (...)