O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,80% em outubro. O número representa uma aceleração em relação ao mês de setembro, quando apresentou 0,55%. O resultado é a maior taxa mensal para a capital paulista desde janeiro de 2011, quando atingiu o nível de 1,15%, aponta a Agência Estado.
O resultado, que veio idêntico à mais recente projeção do instituto para o décimo mês do ano atual, levou o indicador para uma taxa acumulada de 3,59% em 2012. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em outubro, o IPC alcançou a marca de 4,85%, superior à de 4,41% do período de 12 meses terminado em setembro.
O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro das estimativas de 21 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, que oscilavam entre 0,75% e 0,89%, e bem próximo da mediana de 0,81%. Na comparação com a terceira quadrissemana de outubro, o IPC teve desaceleração, pois o índice apresentou inflação de 0,84% naquela leitura.
O grupo Habitação teve alta, saindo de 0,14% em setembro, para 0,51% na terceira leitura de outubro e fechando o mês estável com 0,51%. O grupo Alimentação também seguiu a tendência de aceleração: passou de 1,74% no encerramento de setembro para 2,28% na terceira quadrissemana de outubro e agora, na conclusão do mês, teve inflação de 2,04% - foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.
O subíndice Transportes teve avanço. Saiu de 0,16% em setembro para uma inflação de 0,31% na terceira quadrissemana de outubro e 0,38% no final do mês passado.
Fonte: Agência Estado, 5 de novembro de 2012

Categoria: Cidade

DPVAT poderá ser parcelado com o IPVA (31/10/2012)

Um decreto publicado dia 30 no Diário Oficial da União autoriza o parcelamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o DPVAT. O valor poderá ser (...)