O primeiro dia útil de funcionamento dos novos corredores de ônibus na região central de São José dos Campos foi marcado pela necessidade de mais orientação aos motoristas, que ainda trafegaram irregularmente pelas faixas exclusivas de ônibus, e necessidade de ajustes, informou o jornal O Vale.
A implantação da cobrança da zona azul eletrônica no estacionamento do Parque Santos Dumont não funcionou como era esperado e a Secretaria de Transportes teve que suspender temporariamente a implantação do sistema.
O corredor da avenida Adhemar de Barros foi o que apresentou mais problemas. Em média, seis carros por minuto utilizaram irregularmente o corredor exclusivo de ônibus, na esquina com o parque.
Agentes de trânsito devem permanecer esta semana nos corredores para orientar os motoristas sobre as mudanças. Depois que os motoristas estiverem adaptados, a prefeitura vai começar a multar.
Zona Azul.
O sistema de cobrança no Parque Santos Dumont vai precisar de ajustes para funcionar.
Muitos motoristas reclamaram que não conseguiram fazer o pagamento das horas fracionadas. Eles se queixaram de ter que ficar procurando representantes da Serttel - empresa responsável pela cobrança eletrônica, contratada pela prefeitura - para pagar o estacionamento rotativo no parque Santos Dumont.
?A empresa prometeu um novo dispositivo eletrônico de cobrança que não funcionou. O motorista que quer ficar menos tempo no estacionamento não conseguiu pagar a fração da hora, tendo que comprar período maior?, criticou o assessor de operações do Transportes, Paulo Guimarães.
Segundo ele, a empresa não informou o valor da hora fracionada para a compra da zona azul. Até 15 minutos, o motorista paga R$ 0,30. Para duas horas, R$ 2,40. Ao redor do estacionamento do parque, a prefeitura não implantou parquímetros, como foi feito no centro. ?Acredito que, com os parquímetros, esse problema poderia ser resolvido?, disse Guimarães.
A empresa Serttel não quis comentar as falhas verificadas no sistema.
Fonte: O Vale (S. J. dos Campos), 30 de julho de 2013

Corredor norte-sul tem faixa estenda (05/08/2013)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou ontem a segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no corredor norte-sul. As faixas operam em trechos das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Profe (...)

Vendas têm alta de 6,9% em julho (02/08/2013)