Enquanto as estações da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo não ficam prontas, os usuários podem ver em imagens 3D o projeto da linha e como será cada estação, a localização exata, se terá bicicletário e estacionamento. As imagens são projetadas em uma nova central do Metrô que começou a funcionar dia 31 em Moema, na Zona Sul da capital, ressalta o G1.
A central de relacionamento do Metrô fica no Parque das Bicicletas e tem todas as informações em telões interativos. É possível acompanhar o andamento das linhas 5-Lilás, que está sendo prolongada e vai ligar a Zona Sul à Chácara Klabin; da 4-Amarela, que está na segunda fase, com a construção de cinco novas estações; e como serão as duas linhas de monotrilho, que também estão em obras - a Linha 17-Ouro, que em uma primeira etapa vai do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi e a Linha 15-Prata, do Ipiranga até Cidade Tiradentes.
?Essas dúvidas - onde eu vou fazer integração? por onde eu entro na estação? qual o benefício que ela traz para minha região? -, tudo isso ele (o usuário) vai poder conhecer e entender nessas centrais. A ideia é justamente transformá-las em pontos de referência ao longo da linha?, diz Cecília Martino, Coordenadora de Atendimento à Comunidade do Metrô.
A previsão do Metrô era inaugurar três novas estações ainda este ano, mas elas só ficarão prontas no começo do ano que vem. Até o final de 2014, a rede deve ganhar 22 estações. Terá mais 23 km e vai chegar perto de 100 km de extensão.
?São Paulo precisa de aproximadamente 500 km de Metrô. Então, a hora em que nós começarmos um plano ambicioso de investir efetivamente, em dez anos São Paulo tira o pé da lama, em dez anos São Paulo anda?, afirma Sérgio Ejzemberg, engenheiro de transportes e comentarista de transportes do SPTV.
Fonte: portal G1, 31 de julho de 2013

Corredor norte-sul tem faixa estenda (05/08/2013)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou ontem a segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no corredor norte-sul. As faixas operam em trechos das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Profe (...)

Vendas têm alta de 6,9% em julho (02/08/2013)