Muitos motoristas não respeitaram na manhã de ontem (5) a nova faixa exclusiva para ônibus que foi implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no corredor norte-sul. A reportagem da Folha flagrou vários carros invadindo a pista dos coletivos. A faixa exclusiva tem 10,4 km e vai do túnel João Paulo 2º (Anhangabaú) até a avenida Jornalista Roberto Marinho. A faixa exclusiva funciona nos dois sentidos das avenidas, de segunda a sexta-feira das 6h às 22h.
Segundo a CET, agentes de trânsito estão na via para orientar os motoristas sobre a mudança. A companhia explica que nos primeiros dias não haverá multas para quem invadir a faixa, mas que em breve o motorista que desrespeitar e invadir a pista voltada para os ônibus poderá levar multa de R$ 53,20 e ainda perder três pontos na carteira de habilitação.
A previsão é de que as multas passem a ser aplicadas após o dia 12 de agosto, quando a faixa exclusiva será ampliada até a avenida Atlântica. Na semana passada, passou a funcionar o primeiro trecho da faixa no corredor norte-sul, que vai da ponte das Bandeiras até o parque da Luz e entre a rua Prestes Maia e a rua Paineira do Campo.
Lentidão
Por conta das mudanças no trânsito, o corredor norte-sul era a via mais congestionada na manhã de ontem. De acordo com a CET, por volta das 10 horas eram 8,6 km na via no sentido aeroporto. No sentido oposto, a lentidão era de 7,8 km.
A reportagem levou cerca de 35 minutos para percorrer na manhã de ontem os 10,4 km que compreendem o trecho do novo corredor.
Por volta das 10h, a CET registrava 116 km de vias congestionadas, o que representa 13,3% dos 868 km de vias monitoradas. A pior região era a zona sul, com 40 km de filas. Segundo a CET, a média do horário é de 12%.
Obras
Em Pinheiros, na zona oeste, a rua Teodoro Sampaio foi interditada ontem para a continuação das obras de revitalização da região do largo da Batata. O bloqueio acontece entre a avenida Brigadeiro Faria Lima e a rua Cunha Gago e durará 90 dias.
Apenas ônibus poderão circular pelo trecho e as linhas que tiverem seus pontos finais na rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida pararão agora na avenida Brigadeiro Faria Lima entre as ruas Cristóvão Gonçalves e Bartolomeu Zunega.
Quanto aos ônibus com ponto final na rua Cardeal Arcoverde, próximo à rua Baltazar Carrasco, terão o itinerário alterado pelas ruas Pedro Cristi, Cunha Gago, Edson Dias e avenida Pedroso de Morais.
Fonte: Folha de S. Paulo, 5 de agosto de 2013

Corredor norte-sul tem faixa estenda (05/08/2013)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou ontem a segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no corredor norte-sul. As faixas operam em trechos das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Profe (...)

Vendas têm alta de 6,9% em julho (02/08/2013)