Parking News

Os shoppings centers da Capital assumiram o compromisso de proteger as vagas de estacionamento destinadas aos deficientes físicos. O objetivo é impedir o uso irregular das vagas de uso restrito. O Diário do Comércio destaca que, pelo acordo, feito dia 14 de julho com o Ministério Público Estadual, os shoppings deverão isolar 50% das vagas exclusivas e serão responsáveis pela fiscalização dos espaços. Alguns estabelecimentos prometem recorrer até mesmo à polícia contra os motoristas "espertinhos".
Até o fim do mês, 22 dos 37 shoppings paulistanos prometem formalizar o compromisso com a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC). Os estabelecimentos que não firmaram o compromisso rejeitam algumas obrigações previstas no TAC. Porém, eles estarão sujeitos a ações civis públicas e podem receber outros tipos de punições. "Eles não aceitaram a multa de 500 cestas básicas, imposta ao shopping em caso de descumprimento ao TAC. Alguns alegaram que a fiscalização não deve ser exercida pelo shopping, mas pela Prefeitura ou governo do Estado", explicou o promotor de Justiça do Grupo de Atuação e Proteção à Pessoa com Deficiência, Julio Cesar Botelho.
Para o promotor, o selo de identificação nos carros não é uma prova da presença de um deficiente. O que vale é a situação do motorista ou do passageiro. Esse tipo de averiguação deveria ser feito por um agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Porém, esse trabalho esbarra em problemas jurídicos. "Esse é um ponto polêmico. Isso deveria ser função da CET, mas os marronzinhos não fiscalizam áreas privadas. No TAC, os shoppings assumiram o compromisso de fiscalizar, mas aqueles que não assinaram argumentam que isso é uma responsabilidade do poder público. Eles prometem entrar na Justiça, caso sejam punidos", explicou o promotor.
O presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings, Nabil Sahyoun, é favorável ao cumprimento das regras do TAC. Segundo Sahyoun, os shoppings que assinaram o compromisso deverão criar um mecanismo próprio de proteção da vaga para o deficiente, o que inclui até mesmo o isolamento por correntes.
Fonte: Diário do Comércio (SP), 16 de julho de 2009

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Taubaté vai fracionar novo rotativo (14/07/2009)

Com a operação do novo sistema de Zona Azul em Taubaté (SP), iniciada em caráter experimental dia 13 de julho, a prefeitura avalia agora a possibilidade de fracionamento das horas para reduzir os valo (...)

Senado libera cópia de licenciamento (17/07/2009)

Com medo de furto ou extravio, os motoristas vão poder carregar a cópia autenticada do Certificado de Licenciamento Anual de Veículo. A autorização para deixar o original em casa e circular com a cópi (...)

Outro trecho é fechado na Marginal (17/07/2009)

No dia 18 de julho, a transposição da pista expressa para a local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, foi interditada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O trecho, localizado a 5 (...)

Zona sul: ciclofaixa aos domingos (17/07/2009)

A primeira "ciclofaixa" da cidade deve ser implantada no mês que vem ligando os parques das Bicicletas, do Ibirapuera e do Povo, todos na zona sul. Diferentemente de uma ciclovia, que é completamente (...)

BTG pega carona no sucesso da Estapar (Junho/2009)

Quando o paulista de Chavantes Helio Cerqueira Junior entrou para o ramo de estacionamentos na década de 1970, talvez não imaginasse que quase 40 anos mais tarde deteria a maior rede do setor no Brasi (...)

Caminhão ainda trava o tráfego (16/07/2009)

O pacote de restrições a caminhões tirou ao menos 100 mil desses veículos das marginais e do centro expandido de São Paulo, mas a cidade continua sofrendo com as intervenções no trânsito provocadas po (...)

Samu libera condução de motos (15/07/2009)

Em portaria publicada no Diário Oficial da Cidade, a Secretaria Municipal de Saúde autoriza qualquer profissional do órgão, se habilitado, a dirigir ambulâncias e 80 motolâncias - recém-recebidas do g (...)

Verde ou vermelho? (22/07/2009)

Estacionar nos shoppings pode se tornar uma tarefa menos maçante se der certo o projeto piloto de um dos corredores do Market Place, no Morumbi. Um mês atrás, a rede Iguatemi - administradora também d (...)


Seja um associado Sindepark