Parking News

Jorge Hori *

Criar vagas junto às estações de metrô é uma grande aspiração dos especialistas em trânsito e transportes, mas pouco efetivada.
A Cia. do Metrô resiste em construir garagens, sejam subterrâneas ou elevadas, junto às suas estações. Uma das poucas exceções é o estacionamento anexo à Estação Ana Rosa. Cuja cobrança, no entanto, não está integrada ao bilhete do metrô.
Uma pesquisa realizada pelo SINDEPARK junto às estações finais atuais da Linha Verde - Vila Madalena e Sumaré de um lado, Imigrantes e Alto do Ipiranga de outro - mostra um volume reduzido de estacionamentos privados nessas áreas.
Foram encontrados 41 estacionamentos, com 2.068 vagas, a maioria de pequeno porte, com média de 50 vagas por unidade. Junto às estações Imigrantes e Sumaré foram localizados estacionamentos com 100 ou mais vagas, num total de quatro.
O levantamento indica ainda que 83% dos estacionamentos estão em terrenos e apenas 17% em edificações. O que significa risco de desaparecimento com a construção de prédios nesses terrenos.
O único estacionamento integrado ao Metrô é o "E-Fácil", em terreno remanescente das obras, com a cobrança de um valor fixo de R$ 8,45 com permanência de até 12 horas, com direito a passagem de ida e volta.
É o único que atende, em termos econômicos, a condição de estacionamento de transferência.
Um outro estacionamento na área cobra R$ 2,99 a primeira hora e um valor fixo de R$ 8,99 por um período de até 12 horas. No entanto, não incluiu a passagem do Metrô, o que eleva para R$ 14,09 o custo total, por dia.
No caso de mensalistas, considerando o valor mensal de R$ 140,00 para 21 dias úteis por mês, em média, o custo médio diário seria de R$ 11,77.
No Alto do Ipiranga, os preços para permanência longa (até 12 horas) são bem maiores, alcançando picos de R$ 27,00, muito próximos dos praticados na região da Paulista. Quatro estacionamentos, no entanto, oferecem um valor de R$ 8,00 para 12 horas, o que daria um valor de R$ 13,10, com o bilhete do Metrô. Um valor menor do que os praticados na região da Paulista, para permanência até 12 horas. O trecho entre Ana Rosa e Alto do Ipiranga ainda não enche, mas entre Paraíso e Consolação os trens andam superlotados no horário de pico.
Do outro lado, junto à estação Vila Madalena, os valores para permanência por 12 horas variam entre R$ 15,00 e R$ 30,00. Podem ser encontrados preços menores, mas mais distantes da estação. Do ponto de vista de custos, não é compensador ao motorista deixar o carro no estacionamento e se dirigir para a região da Paulista de Metrô. A sua vantagem estaria apenas no tempo de viagem, em face dos congestionamentos nas Avenidas Heitor Penteado, Dr. Arnaldo e Paulista. Nos horários de pico, teria de enfrentar superlotação entre as estações Consolação e Paraíso e vice-versa.
Junto à estação Sumaré, os preços são muito variáveis, com picos de R$ 38,00 (por não haver limites para as horas adicionais), mas também com a oferta de um estacionamento com diária fixa de R$ 7,00. Para os que contam com descontos das seguradoras, o preço total poderia ficar em R$ 10,00. Condição muito competitiva em relação à ida à região da Paulista de carro e estacionar nessa, onde a diária mínima para 12 horas é de R$ 15,00 e média de R$ 20,00.
Os usuários ainda não contam com grandes estímulos para deixar o carro junto às estações terminais do Metrô e utilizar o trem para alcançar a região da Paulista ou para outras áreas, mediante conexões.


* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

Categoria: Fique por Dentro


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