Parking News

O trem de alta velocidade que ligará São Paulo ao Rio custará R$ 34,6 bilhões, segundo estudo divulgado dia 16 de julho pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A obra deverá ir a leilão até o fim do ano e será concluída em 2014. A informação é da Folha Online. Os custos incluem construção da linha, aquisição de trens, desapropriação e medidas socioambientais e implantação de todos os sistemas necessários. Os maiores custos serão das obras civis, R$ 24,5 bilhões.
A estimativa para a passagem entre São Paulo e Rio fora do horário de pico é de R$ 150,00 na classe econômica e R$ 200,00 na executiva e de R$ 200,00 na econômica e R$ 325,00 na executiva durante o horário de pico.
De acordo com o estudo, o trem-bala transportaria, em 2014, 6,4 milhões de passageiros por ano, contra 3,9 milhões do transporte aéreo, 960 mil de automóveis e 865 mil de ônibus. Atualmente, a demanda do transporte aéreo é de 4,4 milhões de passageiros por ano. A estimativa é de que, em 2024, a demanda pelo trem de alta velocidade passe para 10,2 milhões de passageiros por ano e, em 2044, para 24,9 milhões por ano.
O trem terá um serviço expresso, que ligará as capitais São Paulo e Rio diretamente, em uma viagem de 1 hora e 33 minutos, saindo do Campo de Marte e chegando a Barão de Mauá.
Haverá também o serviço regional de longa distância, entre Campinas (SP) e Rio de Janeiro, com paradas no aeroporto internacional de Viracopos (SP), aeroporto internacional de Guarulhos (SP), Volta Redonda e Barra Mansa (RJ) e aeroporto internacional do Galeão (RJ). Será oferecido ainda o serviço regional de curta distância, ligando Campinas a São José dos Campos, com paradas em São Paulo e aeroporto de Guarulhos.
Em 2014, a previsão é ter 42 trens operando, sendo três trens a cada 20 minutos no Serviço Expresso (por hora, por direção) no horário de pico e 1,5 trem a cada 40 minutos fora do horário de pico.
Fonte: Folha Online, em Brasília, 16 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Taubaté vai fracionar novo rotativo (14/07/2009)

Com a operação do novo sistema de Zona Azul em Taubaté (SP), iniciada em caráter experimental dia 13 de julho, a prefeitura avalia agora a possibilidade de fracionamento das horas para reduzir os valo (...)

Senado libera cópia de licenciamento (17/07/2009)

Com medo de furto ou extravio, os motoristas vão poder carregar a cópia autenticada do Certificado de Licenciamento Anual de Veículo. A autorização para deixar o original em casa e circular com a cópi (...)

Outro trecho é fechado na Marginal (17/07/2009)

No dia 18 de julho, a transposição da pista expressa para a local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, foi interditada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O trecho, localizado a 5 (...)

Zona sul: ciclofaixa aos domingos (17/07/2009)

A primeira "ciclofaixa" da cidade deve ser implantada no mês que vem ligando os parques das Bicicletas, do Ibirapuera e do Povo, todos na zona sul. Diferentemente de uma ciclovia, que é completamente (...)

BTG pega carona no sucesso da Estapar (Junho/2009)

Quando o paulista de Chavantes Helio Cerqueira Junior entrou para o ramo de estacionamentos na década de 1970, talvez não imaginasse que quase 40 anos mais tarde deteria a maior rede do setor no Brasi (...)

Caminhão ainda trava o tráfego (16/07/2009)

O pacote de restrições a caminhões tirou ao menos 100 mil desses veículos das marginais e do centro expandido de São Paulo, mas a cidade continua sofrendo com as intervenções no trânsito provocadas po (...)

Samu libera condução de motos (15/07/2009)

Em portaria publicada no Diário Oficial da Cidade, a Secretaria Municipal de Saúde autoriza qualquer profissional do órgão, se habilitado, a dirigir ambulâncias e 80 motolâncias - recém-recebidas do g (...)

Verde ou vermelho? (22/07/2009)

Estacionar nos shoppings pode se tornar uma tarefa menos maçante se der certo o projeto piloto de um dos corredores do Market Place, no Morumbi. Um mês atrás, a rede Iguatemi - administradora também d (...)


Seja um associado Sindepark