As intervenções por causa de incidentes com caminhões são as mais prejudiciais para o trânsito. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) calcula que um desses veículos bloqueando faixas da Marginal do Tietê, por exemplo, provoca uma lentidão de 3 km a cada 15 minutos. Para remover um caminhão que derrubou carga na pista, a CET leva em média, durante os dias úteis, 1 hora e 4 minutos - 11 minutos em deslocamento e 53,4 minutos para a remoção (ressalvando que há variáveis como chuva, congestionamento, tamanho do caminhão e posição após o acidente). Em casos de caminhões com excesso de altura, são necessários 20 minutos de deslocamento e 40 minutos para a remoção. São esses casos os responsáveis por manter alto o índice de intervenções nas vias envolvendo veículos de carga.
A média mensal de incidentes com altura neste ano subiu 17,8%, passando de 73 no ano passado para os atuais 86. A quantidade de casos havia apresentado uma redução em janeiro e fevereiro, mas houve alta na sequência, chegando a um pico de 128 em maio. Para o engenheiro e consultor de trânsito Alexandre Zum Winkel, que atuou por 20 anos no setor de engenharia de tráfego da CET, a principal explicação para o crescimento no número de acidentes com caminhões com excesso de altura é a necessidade de se driblar as restrições e também a fuga de congestionamentos. "Mas nas novas rotas a altura da fiação não é a mesma. Isso causa um enorme problema nas vias periféricas, que nem são registradas. Há muita queda de fiação da Eletropaulo e de telefone."
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 16 de julho de 2009