Segundo a Anfavea (Associação de Fabricantes de Veículos Automotores), cada ponto percentual de aumento no IPI equivale a um reajuste de 0,8% a 0,9% no preço do carro, sugerido pela fábrica.
Aumento progressivo
Para se ter uma ideia, em outubro deste ano, a alíquota do IPI para os carros 1.0 passará de 0% para 1,5%, subindo para 3% em novembro e para 5% em dezembro, retornando ao patamar de 7% em janeiro. Porém, isso não significa que os carros estarão 5,6% mais caros em 2010, em relação aos valores atuais. Isso porque, de acordo com a Anfavea, o valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) incidente nos carros é calculado de acordo com o preço sugerido pela fábrica, que irá aumentar conforme o IPI.
Para os carros bicombustíveis com motor entre 1.000 e 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI será de 5,5% até setembro, devendo aumentar para 6,5% em outubro, 7,5% em novembro, 9% em dezembro, e por fim, 11% em janeiro do próximo ano.
Para os veículos a gasolina, com a mesma potência, a alíquota passará de 6,5% em setembro para 8% no mês seguinte. Em novembro, ela será de 9,5%, subindo para 11% em novembro e atingindo 13% no primeiro mês de 2010.
Fonte: InfoMoney, 15 de julho de 2009