Parking News

A Polícia Militar de São Paulo vai aumentar até o fim de setembro o número de câmeras de vídeo da corporação instaladas na Capital exclusivas para o monitoramento da criminalidade - cujas imagens são compartilhadas com a Guarda Civil. Hoje, 130 câmeras espalhadas por 16 regiões, a maioria na periferia da cidade, já fornecem imagens ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). A meta é aumentar para 230 câmeras da PM na capital, além de pelo menos mais duas centenas de unidades no interior, em um investimento total de R$ 17,8 milhões, conforme o Jornal da Tarde.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, as novas unidades serão posicionadas, principalmente, no Centro, em pontos como a Praça da Sé, Rua 25 de Março e Parque D. Pedro II. Os equipamentos são capazes de rastrear uma área de 600 m, com capacidade de zoom e giro de 360°.
"As imagens são acompanhadas de resposta policial, pois o responsável pelo monitoramento das imagens se comunica com as viaturas em tempo real, em caso de movimentações estranhas", diz o comandante-geral.
Em locais onde os equipamentos já operam há cerca de um ano e meio, os resultados são positivos, segundo a PM. No Centro, nos últimos 12 meses, a câmera instalada na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Major Sertório reduziu o número de furtos a pedestres em 26%, o total de roubos a pedestres em 7% e o número de roubo de veículos em 67%, na área. Cada policial militar, no quartel-general da corporação, fica responsável por monitorar as imagens de dez câmeras, o que é feito 24 horas.
A Prefeitura de São Paulo mantém hoje na capital cerca de 3,5 mil câmeras em funcionamento, entre equipamentos da GCM, da CET, da São Paulo Transporte (SPTrans) e os instalados em escolas municipais.
Estatísticas
A PM divulgou números de crimes em pontos que contam com câmeras de vigilância, relativos aos últimos 12 meses:
- Avenida Giovanni Gronchi com Avenida Morumbi, zona sul: 38% menos furtos a pedestres; 44% menos roubos a pedestres; 60% de diminuição nos roubos de veículos.
- Praça Roberto Gomes Pedrosa, também na zona sul: 80% a menos de furtos a pedestres que circulam na via.
- Avenida Ipiranga, no Centro: 63% menos roubos em geral.
Fonte: Jornal da Tarde, 14 de agosto de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ônibus em SP tem 205 queixas por a (15/08/2009)

O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na Capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo (...)

Frota maior exige mudanças (10/08/2009)

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que o ritmo do aumento da frota exige um planejamento adequado para evitar a estrangulação do trânsito em cidades de médio e grande porte. (...)


Seja um associado Sindepark