O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio do País caiu 0,2% em julho, na comparação com junho, já descontados os fatores sazonais, conforme divulgação realizada dia 10 de agosto pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). O resultado foi registrado pelo Índice ABCR de Atividade, que é produzido pela associação, em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.
Conforme noticiou a Agência Estado, em relação a julho de 2008, o indicador registrou uma queda de 1,30%. No mês passado, o fluxo dos veículos pesados (caminhões) caiu 0,1% ante junho e recuou 7,0% ante julho de 2008. O fluxo dos veículos leves (automóveis), por sua vez, diminuiu 0,6% ante junho e aumentou 0,7%, na comparação com o 7º mês do ano passado.
O indicador da ABCR é considerado importante instrumento para aferição da atividade econômica. O fluxo de veículos pesados tem alta correlação com a produção industrial e agrícola. Se o nível de produção na indústria ou no campo varia para baixo ou para cima, a consequência é logo percebida nas estradas, com o aumento ou a diminuição do tráfego de caminhões. Já o fluxo de veículos leves tem relação com o fator renda: maior ou menor movimento de automóveis é sinal de crescimento, queda ou mesmo estabilidade do nível de renda no País.
Para a analista da Tendências Consultoria Integrada Ariadne Vitoriano, que é a responsável pelo Índice ABCR, foi justamente o segundo grupo que determinou o movimento do indicador entre junho e julho. "Esse resultado foi puxado pelo recuo do movimento dos veículos leves, uma vez que o fluxo dos pesados manteve-se praticamente estável", avaliou.
Nos últimos 12 meses (acumulado de agosto de 2008 a julho de 2009 ante agosto de 2007 a julho de 2008), o fluxo total teve expansão de 1,7%, segundo a ABCR. Considerando esta mesma base de comparação, o fluxo de leves cresceu 3,1% e o de pesados caiu 2,3%.
Fonte: Agência Estado, 10 de agosto de 2009

Ônibus em SP tem 205 queixas por a (15/08/2009)

O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na Capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo (...)

Frota maior exige mudanças (10/08/2009)