Uma tortura diária. É essa a rotina de milhares de pessoas que precisam passar pela Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, constata reportagem do RJTV, da Globo. Além do excesso de veículos, a falta de consciência de alguns motoristas agrava a situação.
Motoristas sem paciência. Pedestres imprudentes. Táxis que estacionam em local proibido. Vans, motos e ônibus aos montes. Muitos engarrafamentos.
A Rio Branco foi inaugurada em 1905. São dois quilômetros de avenida, ligando a Praça Mauá à Cinelândia. Ao longo desse tempo, o Rio cresceu muito. E, de acordo com a Companhia de Trânsito da cidade, a CET-Rio, passam pela Rio Branco, por dia, mais de 40 mil veículos.
E isso tem causado muitos problemas. Até o prefeito Eduardo Paes reclamou da Rio Branco: "85 linhas de ônibus passando por uma avenida, tornando a vida de quem passa por ali um verdadeiro caos - por quê? Porque ali saem ônibus de todos os bairros da cidade, e de fora, e todos se dirigem pra mesma avenida", afirmou o prefeito.
Já vimos que a Rio Branco tem outros problemas além dos ônibus. Mas a prefeitura quer diminuir a quantidade deles na região. Isso viria com a licitação para o transporte rodoviário da cidade. "A licitação por si só não resolve o problema, o problema de transito, você resolve com engenharia, policiamento e sinalização. Agora, vamos criar corredores exclusivos faixas exclusivas para os ônibus e esperamos que isso aconteça", diz o vice-presidente da Rio-ônibus, Octacílio Monteiro.
A Guarda Municipal informou que, de janeiro a julho, aplicou mais de 9 mil multas na Avenida, a maioria por estacionamento irregular.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, um grande estudo está sendo feito pela prefeitura para encontrar as melhores soluções para a o trânsito no centro e zona portuária da cidade.
Fonte: RJTV 2ª Edição, 13 de agosto de 2009

Ônibus em SP tem 205 queixas por a (15/08/2009)

O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na Capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo (...)

Frota maior exige mudanças (10/08/2009)