O governo do Estado de São Paulo deve conceder a construção dos dois últimos trechos do Rodoanel - Leste e Norte - para a empresa que ganhar a concessão do trecho Sul, hoje em construção pelo Estado. Segundo o secretário de Transportes paulista, Mauro Arce, as obras dos dois trechos devem custar cerca de R$ 8 bilhões. O investimento seria garantido pela arrecadação de pedágios nas duas novas estradas, somada à do trecho Sul. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.
Apesar do valor elevado, Arce diz que o governo trabalha com a hipótese de fazer uma concessão tradicional em vez de uma Parceria Público-Privada (PPP) por acreditar que o movimento de veículos deve ser suficiente para garantir retorno às empresas. "É um valor considerável, mas a nossa opção é buscar a concessão plena, para que não sejam necessários aportes do Estado." Dessa forma, o Estado abriria mão do recolhimento de uma outorga da concessão, modelo utilizado no último lote de concessões, para garantir o investimento privado na obra, o que, segundo o secretário, garantiria uma construção mais rápida.
O governo está com os estudos do trecho Leste mais avançados e trabalha os estudos para licenciamento ambiental do trecho Norte. Segundo Arce, já existe um traçado inicial proposto para o Leste e o processo de audiência pública para licenciamento ambiental foi finalizado com a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima). "Agora temos que ver se será necessário fazer mudanças." O trecho Leste terá 43,5 quilômetros e ligará a parte Sul às Rodovias Ayrton Senna e Dutra, com início no município de Mauá. O trecho Norte terá cerca de 60 km, com início nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes e término na Dutra, em Guarulhos.
Fonte: Valor Econômico (SP), 12 de agosto de 2009

Ônibus em SP tem 205 queixas por a (15/08/2009)

O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na Capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo (...)

Frota maior exige mudanças (10/08/2009)