Começam a funcionar até dezembro, em 41 pontos de rodovias paulistas, os radares com leitura e reconhecimento automáticos de placas (LAP), chamados de "dedo-duro". A licitação está sendo concluída, com apreciação dos preços ofertados pelas empresas, disse dia 11 de agosto o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. O contrato prevê a instalação de mais 69 equipamentos nas principais estradas do Estado a partir do próximo ano. Esse tipo de radar já está em operação nas ruas da Capital, ressalta o jornal Estado de S. Paulo.
De acordo com Arce, além de detectar excesso de velocidade, os radares dedo-duro - que estarão interligados a um sistema junto às secretarias de Segurança Pública e da Fazenda - serão capazes de informar sobre o cadastro do veículo, se ele é roubado, se o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi pago, se o licenciamento está em dia ou qualquer outro tipo de irregularidade.
O radar dedo-duro ficará em trechos das principais rodovias: Rodoanel, Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Anchieta, Imigrantes, Padre Manoel da Nóbrega, Rio-Santos, Tamoios, Mogi-Bertioga, Cônego Domenico Rangoni - antiga Piaçaguera-Guarujá -, Castello Branco, Bandeirantes, Anhanguera, Raposo Tavares, Marechal Rondon, Floriano Rodrigues Pinheiro, Washington Luís e Santos Dumont, entre outras.
O radar tem um mecanismo capaz de ler a placa do veículo. Como o equipamento estará ligado online a uma central de informações, o policial rodoviário poderá parar o veículo e apreendê-lo. Após apreensão e multa, será levado para um depósito, segundo Arce, e liberado somente após o pagamento dos impostos atrasados.
Capital
Na cidade de São Paulo, nos 70 km2 da Zona Máxima de Restrição de Fretamento, 60 radares do tipo LAP estão sendo instalados pela Secretaria Municipal dos Transportes. Além de flagrar ônibus fretados que desrespeitam a restrição de circulação, os equipamentos também apontam veículos, caminhões e motos com irregularidades, que tentem fugir do rodízio ou ultrapassem a velocidade permitida. O cronograma prevê conclusão de instalação em outubro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de agosto de 2009

Ônibus em SP tem 205 queixas por a (15/08/2009)

O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na Capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo (...)

Frota maior exige mudanças (10/08/2009)