Falta de fiscalização, má sinalização, controle de velocidade deficiente e todos os defeitos do trânsito do Grande ABC colaboraram para que aproximadamente 1.400 pessoas ficassem feridas e outras 26 morressem em acidentes de trânsito só neste ano. Não existem estatísticas oficiais, mas motoristas, comerciantes e moradores vizinhos a rotatórias apontam esses locais como pontos onde acontecem acidentes praticamente todos os dias, dos mais simples aos de maior gravidade. Além disso, esses locais ajudam no engessamento do fluxo em horários de pico. As informações foram publicadas no Diário do Grande ABC.
Em São Caetano, por exemplo, na Vila São José, a rotatória onde desembocam as vias Luiz Cláudio Capovila Filho, Antonio da Fonseca Martins e Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira é ponto certo para batidas de carro, quedas de motoqueiros e buzinaços. "É difícil até para passar a pé, pois ninguém respeita", disse o ajudante geral Luciano Ferreira Coutinho, que trabalha em uma empresa próxima à rotatória.
Em reportagens anteriores, o Diário mostrou o engarrafamento e os problemas do trânsito na Avenida Rotary, em São Bernardo. Quem precisa trafegar pela via todos os dias sabe bem o que é passar pela Praça dos Bombeiros, grande rotatória sem semáforo nem sinalização vertical e horizontal e um dos pontos da cidade onde é praticamente impossível avistar um agente de trânsito.
Em Santo André, a Prefeitura divulgou que os pontos onde acontecem mais acidentes estão localizados ao longo da Avenida dos Estados. Porém, no Parque João Ramalho a rotatória da Avenida André Ramalho também é palco para acidentes diários, brigas entre motoristas e corre-corre de pedestres para atravessar a rua.
Prefeituras dizem conhecer problemas
As prefeituras do Grande ABC sabem dos pontos onde normalmente acontecem acidentes de trânsito, com exceção de Rio Grande da Serra e Mauá, que não se manifestaram. A maioria das administrações alegou que está trabalhando para diminuir o número de acidentes, inclusive nas rotatórias.
Fonte: Diário do Grande ABC (SP), 30 de abril de 2011

Iguatemi abre shopping em Alphaville (27/04/2011)

Na época da construção do primeiro loteamento de Alphaville, em Barueri, 1975, um dos grandes atrativos publicitários do empreendimento, até então só residencial, era estar a "apenas 15 minutos de car (...)

Vagas: shoppings mantêm cobrança (27/04/2011)