Na época da construção do primeiro loteamento de Alphaville, em Barueri, 1975, um dos grandes atrativos publicitários do empreendimento, até então só residencial, era estar a "apenas 15 minutos de carro do Shopping Iguatemi", nos Jardins, zona sul de São Paulo. O tempo para percorrer a distância hoje é muito maior - pode levar mais de uma hora, dependendo do trânsito. E, no dia 28 de abril, a Iguatemi Empresa de Shopping Centers inaugurou ali novo centro de compras, com megalojas, butiques, cinemas e restaurantes, informou O Estado de S. Paulo. "Alphaville cresceu tanto que temos os problemas e os benefícios de um grande centro", resume o advogado Emilson Nazário Ferreira, morador da região há nove anos e presidente da Sociedade Integrada Alphaville Tamboré.
"O crescimento da região foi desordenado e falta infraestrutura. Ter um shopping por perto é sempre bom, mas pode também piorar o trânsito, que aqui já é um problema crônico."
Com 28 condomínios residenciais horizontais e cerca de 50 empreendimentos verticais e comerciais, a região tem 70 mil moradores e uma população flutuante estimada em 180 mil pessoas - a maior parte funcionários das 4 mil companhias instaladas na região.
O novo Iguatemi foi construído na Alameda Araguaia, a mais movimentada da região e que concentra o maior número de empresas. Da Rodovia Presidente Castelo Branco já dá para ver o prédio instalado em um terreno de 32 mil m2, que pertence à Takaoka, empresa que idealizou Alphaville, cercado de torres comerciais. No fim de semana, os estacionamentos dos escritórios ficam liberados para uso do Iguatemi e o número de vagas aumenta de 1.700 para 2.300. "Quando o shopping estiver funcionando, faremos uma pesquisa com os moradores para perguntar o que mudou com o novo shopping", diz Ferreira.
Por determinação da prefeitura de Barueri, a entrada de carros no novo centro de compras será pela Alameda Araguaia e a saída, pela Alameda Xingu, onde desde o dia 28 o estacionamento de veículos na rua estará proibido. Assim que o shopping abrir as portas, serão avaliadas outras eventuais alterações.
Em expansão
- R$ 11 mil
é a renda média de 76,3% dos domicílios em Alphaville.
- R$ 181 mi
foi o investimento para a construção do Iguatemi Alphaville.
- R$ 120 mi
foi o investimento feito pelo Shopping Tamboré.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de abril de 2011

Categoria: Mercado

Vagas: shoppings mantêm cobrança (27/04/2011)

A maior parte dos shoppings do Rio e do Grande Rio decidiu dia 27 de abril não alterar a forma de cobrança de seus estacionamentos até que a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, qu (...)