A Prefeitura tem em seus cofres R$ 34,7 milhões de 679.996 motoristas que não pediram o reembolso da taxa da inspeção veicular ambiental cobrada em 2009. Todos tiveram seus veículos aprovados no teste e não têm tributos municipais ou multas em atraso. Neste ano, a devolução deixou de ser feita. O valor da tarifa era de R$ 52,73.
Dos 1.517.351 de motoristas que fizeram a inspeção no ano passado, 875.918 pediram o reembolso, dos quais 837.355 receberam o valor. Outros 38.563 tiveram o pedido indeferido por pendências com a Prefeitura, destaca o jornal Estado de S. Paulo.
O pedido pode ser feito no site do governo municipal, no endereço eletrônico https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/. Segundo a Prefeitura, não há data limite para fazer a solicitação. No caso dos que têm dívidas como multas municipais e estaduais, licenciamento e IPVA atrasados, ou que estão no Cadastro Informativo Municipal (Cadin), basta fazer o pagamento e esperar o valor da taxa ser creditado na conta corrente indicada quando o pedido foi feito. A ordem de pagamento fica disponível no banco por um mês. Depois, é devolvida e o motorista tem de fazer novo pedido de reembolso.
Entre fevereiro e outubro deste ano, 2,3 milhões de veículos já passaram pelo teste ambiental. Como neste ano, os próximos não terão mais o reembolso da taxa, hoje de R$ 56,44.
Radares
Quem está com a inspeção atrasada corre o risco de ser multado em R$ 550 a partir de segunda-feira. Ao todo, 177 radares da capital estão programados para identificar veículos que não fizeram o teste ambiental. Os equipamentos estão no centro expandido da cidade e em regiões das zonas sul e oeste, como Morumbi e Barra Funda. Eles têm o sistema de Leitura Automática de Placas (LAP).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de dezembro de 2010

Radar multa hoje carro sem inspeção (06/12/2010)

Os radares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começaram a multar, dia 6 de dezembro, os carros que não foram aprovados na inspeção veicular ambiental ou que não fizeram o teste na data previs (...)

76 caminhões quebram na rua por a (06/12/2010)