Ele se chamava "Oldsmobile Curved Dash" e foi um carro histórico, o primeiro a ser fabricado em massa, produzido entre 1901 e 1904. "Com seu chassi simples, tinha molas laterais longas que agiam como longarinas auxiliares, motor 1.6 a 500 rpm, e caixa de duas marchas", descreve José Luiz Vieira no livro "Autoposters - Os Primeiros Carros da História".
O autor conta que, uma década depois, o confiável e avançado Ford Modelo T adaptou o automóvel à produção em massa, tornou-se muito acessível financeiramente e deu rodas, mobilidade e liberdade ao mundo. Essa e outras histórias estão em "Autoposters", uma obra dedicada aos apaixonados por autos clássicos.
Você pode guardá-lo como livro de capa dura ou emoldurar as fotos em boa definição, em sépia (castanho acinzentado), expostas em 37 cm de largura e 28 cm de altura. Na parte de trás da cada pôster, há uma miniatura com informações sobre o modelo, como as características e o ano de fabricação.
No total, são 11 automóveis que revelam todo o romantismo das primeiras criações, em uma visão poética do início dos carangos, desde o primeiro carro a gasolina, o primeiro hídrido, o primeiro flex, o maior carro de corridas, todos retratados em fotos que foram preservadas até os dias atuais.
Fonte: Folha Online, 4 de dezembro de 2010

Categoria: Mundo do Automóvel

Radar multa hoje carro sem inspeção (06/12/2010)

Os radares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começaram a multar, dia 6 de dezembro, os carros que não foram aprovados na inspeção veicular ambiental ou que não fizeram o teste na data previs (...)