Uma combinação perigosa está provocando um aumento no número de mortes no trânsito, no Piauí. A falta de fiscalização e um festival de imprudência de motociclistas. A cada dez que trafegam por uma rodovia, pelo menos oito não usam capacete. Os flagrantes de desrespeito às leis de trânsito e à vida surgem num piscar de olhos, revela reportagem do Jornal Nacional.
Repórter: "Não tem medo de carregar sem capacete?"
Cícero de Oliveira, agricultor: "Tem nada. O trânsito daqui é gostoso."
Repórter: "E se sofrer um acidente?"
Cícero: "Se sofrer um acidente é porque é coisa de acontecer."
Mulheres levam um bebê sem nenhuma proteção. Em uma motocicleta, uma família, todos sem capacete.
"Além dos problemas inerentes ao próprio condutor, a incapacidade de dirigir, existe também a carência da fiscalização especialmente nas cidades do interior", diz o inspetor da Policia Rodoviária Federal Paulo Fernandes.
Este ano, 79 pessoas morreram no Piauí, vítimas de acidentes com motos nas estradas. Um aumento de 20% em relação ao ano passado, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
O Hospital de Urgência de Teresina recebe mais de 700 pacientes por mês, vítimas de acidentes com motos. As cirurgias correspondem a 60% das realizadas no Estado. Cícero, 28 anos, teve traumatismo craniano e perdeu a fala.
"Dos pacientes que eu opero, vítimas de acidentes com moto, 91,8% têm sinais evidentes de embriaguez. E o nosso dado aqui é que lesões decorrentes do não uso do capacete são 300% superiores em incidência no Piauí do que as estatísticas nacionais e mundiais", diz o neurocirurgião do HUT, Daniel França.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 4 de dezembro de 2010

Radar multa hoje carro sem inspeção (06/12/2010)

Os radares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começaram a multar, dia 6 de dezembro, os carros que não foram aprovados na inspeção veicular ambiental ou que não fizeram o teste na data previs (...)

76 caminhões quebram na rua por a (06/12/2010)