Os radares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começaram a multar, dia 6 de dezembro, os carros que não foram aprovados na inspeção veicular ambiental ou que não fizeram o teste na data prevista. Segundo a CET, nos primeiros meses, cada veículo poderá ser multado apenas uma vez por mês, no valor de R$ 550. Além da multa, veículos não aprovados na inspeção terão o licenciamento de 2011 bloqueado, ressalta o jornal Agora São Paulo.
Para flagrar os motoristas que desrespeitarem a nova regra, a CET instalou 177 radares com o sistema LAP (Leitura Automática de Placas) na capital. Eles já são utilizados para flagrar quem desrespeita o rodízio municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às l0h e entre 17h e 20h. 0 equipamento vai utilizar a base de dados da Controlar - empresa responsável pela inspeção veicular na capital - para flagrar, a partir da placa de cada veículo, o motorista que não passou na vistoria.
Os radares estão instalados na região do centro expandido e nas áreas onde há proibição parcial de tráfego de caminhões, como no Morumbi (zona oeste de SP). Nas demais áreas da cidade, quem não estiver com a inspeção veicular em ordem poderá ser multado em blitz. O teste pode ser agendado pelo site www.controlar.com.br e custa R$ 56,44.
0 dinheiro arrecadado com as multas da inspeção veicular ambiental será utilizado para subsidiar o uso dos novos ônibus movidos a etanol, que devem começar a operar em março de 2011 na capital.
Fonte: Agora São Paulo, 6 de dezembro de 2010

76 caminhões quebram na rua por a (06/12/2010)

Embora os caminhões sejam apenas 5% da frota que circula na capital, eles representam 20% de todos os veículos que quebraram e tiveram de ser socorridos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) n (...)