Os despachantes facilitam a vida dos motoristas: para o cliente sair da concessionária com o documento do carro na mão, são eles que vão para a fila do Detran. "A gente fica seis, sete horas na fila, esperando para fazer a vistoria. Algumas vezes a gente ficava até sem almoço", conta o despachante Rodrigo da Silva. Mas, em dia de mutirão, em que as vistorias são agendadas, os despachantes ficam no céu, mostra reportagem do DFTV.
Hoje, o primeiro sábado do mutirão, estão previstas 500 vistorias. Elas são obrigatórias, por exemplo, para a transferência do carro. "Eu acho muito boa a iniciativa do Detran, até porque eles vão entrar de recesso e imagina o que seria das vistorias? As concessionárias teriam um chilique", avalia o publicitário Wesleu Moura.
De acordo com o diretor de atendimento do Detran, Antônio Dias, os mutirões vão ofertar mais vagas para facilitar a vida dos motoristas. O agendamento só é feito pela internet; na página do Detran é preciso imprimir o boleto e pagar R$ 59 em uma agência do Banco de Brasília ou Banco do Brasil. Depois, basta voltar à página do Detran e escolher dia, hora e local em que deseja levar o carro para vistoria.
O motorista tem 30 dias para levar o documento da vistoria ao Detran para concluir a transferência do veículo
Fonte: programa DFTV 1ª Edição (TV Globo), 4 de dezembro de 2010

Radar multa hoje carro sem inspeção (06/12/2010)

Os radares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começaram a multar, dia 6 de dezembro, os carros que não foram aprovados na inspeção veicular ambiental ou que não fizeram o teste na data previs (...)