A campanha para que os motoristas passem a respeitar os pedestres começa a dar resultados em São Paulo. Já dá para notar que mais carros têm parado quando alguém vai atravessar na faixa, ainda que nem sempre isso aconteça. Mas, mesmo com esses avanços, a verdade é que falta muito para que a cidade seja mais acolhedora para os pedestres, analisa o jornal Agora.
Como o Agora mostrou ontem, várias pontes e viadutos foram construídos sem levar em conta as pessoas que andam a pé. É como se todo mundo usasse automóvel.
Uma foto feita pela reportagem ilustrava bem essa situação ao mostrar pessoas esgueirando-se de veículos para poder caminhar sobre uma ponte. Há aquelas que têm calçadas muito estreitas e as que simplesmente não têm calçadas!
Há ainda casos em que as muretas de proteção são tão baixas que qualquer deslize pode levar o pedestre a despencar lá do alto.
Ao nível do chão, as coisas não vão muito melhor. As calçadas continuam um desastre em quase todos os bairros de São Paulo. Uma armadilha para distraídos, carrinhos de bebê e pessoas idosas.
A lei que obriga os motoristas a respeitar os pedestres foi apenas um primeiro passo. Ainda resta uma longa caminhada até que a cidade seja menos hostil com seus habitantes que, por necessidade ou opção, andam a pé.
Fonte: Agora São Paulo, 6 de dezembro de 2011