O motorista que costuma beber e depois dirigir deve começar a pensar em mudar de hábito: desde 1 de dezembro as fiscalizações da chamada Lei Seca em Pernambuco estão mais rigorosas e mais constantes, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde, como mostra reportagem do NETV 2ª Edição. No centro e nos bairros da Região Metropolitana, haverá barreiras onde os motoristas serão parados todos os dias do ano, durante a semana, à noite, e, nos finais de semana, também de dia. Serão seis equipes trabalhando simultaneamente, cada uma com um oficial, PMs, agentes de trânsito e técnicos da Secretaria, que estão recebendo treinamento para participar das abordagens.
"Essas barreiras vão ter dois aspectos, que são a parte de sensibilização e a de fiscalização. Os agentes, os assistentes, os coordenadores de prevenção e promoção de saúde vão ser os braços, a voz da Secretaria de Saúde, alertando essa maléfica associação do álcool com a direção", diz o secretário Antônio Carlos Figueira.
Figueira informou ainda que também estão em treinamento dezesseis educadores que vão ficar em torno das barreiras. Todos são pessoas com deficiência que foram vítimas de acidentes onde houve mistura de álcool e direção. Todos os dias, às 9h, será emitido um boletim com os números das blitze do dia anterior. A coordenação vai estimular os motoristas a voltarem pra casa em segurança depois de beber.
"É o amigo da vez, escolher aquele que não vai ingerir bebida alcoólica. Também (vamos incentivar) o uso de transporte coletivo. No caso da Região Metropolitana, seria concentrado na frota de táxi e disponibilização de ônibus para o transporte noturno", aponta.
Fonte: portal G1, 29 de novembro de 2011

Primeiro passo (06/12/2011)

A campanha para que os motoristas passem a respeitar os pedestres começa a dar resultados em São Paulo. Já dá para notar que mais carros têm parado quando alguém vai atravessar na faixa, ainda que nem (...)