São Paulo bateu neste ano a marca recorde de 18 multas de trânsito por minuto. Mais de um terço delas foi por desrespeito ao limite de velocidade. A capital registrou 7.898.329 multas de trânsito entre janeiro e outubro, conforme balanço divulgado dia 30 de novembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ao longo de todo o ano passado, foram aplicadas 6.974.682 (13% menos), segundo noticiou O Estado.
Segundo a análise, o excesso de velocidade foi a principal infração registrada neste ano. Foram 2.783.794 multas por este motivo até outubro, ante 1.950.111 nos 12 meses do ano passado. Em 2010, a maior parte das multas aplicadas foi motivada por desrespeito ao rodízio, com 2.083.984 casos.
Fiscais
O monitoramento e a fiscalização em São Paulo são realizados por 2.400 agentes de trânsito nos principais corredores de tráfego.
A fiscalização também é realizada por 576 radares que estão aptos a fiscalizar rodízio, excesso de velocidade, avanço de semáforo, invasão à faixa exclusiva de ônibus, desrespeitos às Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Fretados (ZMRF) e parada sobre a faixa de pedestres. Também será feita a fiscalização de motos entre as faixas. Do total de multas aplicadas neste ano, 73% foram registradas por radares.
Todo o valor arrecadado com multas deve ser destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FMDT).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1 de dezembro de 2011

Primeiro passo (06/12/2011)

A campanha para que os motoristas passem a respeitar os pedestres começa a dar resultados em São Paulo. Já dá para notar que mais carros têm parado quando alguém vai atravessar na faixa, ainda que nem (...)