As discotecas e estabelecimentos noturnos que vendem álcool na França devem ter, desde o dia 1 de dezembro, bafômetros à disposição dos clientes, após entrar em vigor uma norma governamental para prevenir os acidentes de trânsito. A medida obriga esses estabelecimentos a contarem com bafômetros químicos ou eletrônicos, que os clientes poderão solicitar para saber o nível de álcool consumido, indicaram em comunicado conjunto os ministérios do Transporte, Interior e Saúde, segundo a EFE.
A regra entra em vigor um dia depois de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ter anunciado que antes de meados de 2012 todos os veículos terão que possuir obrigatoriamente um bafômetro que impeça sua partida caso o teste dê positivo.
O governo francês espera, por meio de um cartaz situado na saída desses locais com a frase "Sopre e saberá", que "o gesto de autocontrole seja generalizado".
O problema afeta principalmente os jovens, já que a cada semana mais de 20 pessoas entre 15 e 24 anos perdem a vida nas estradas da França, lembrou o Executivo em sua nota.
Fonte: Agência EFE, 1 de dezembro de 2011

Primeiro passo (06/12/2011)

A campanha para que os motoristas passem a respeitar os pedestres começa a dar resultados em São Paulo. Já dá para notar que mais carros têm parado quando alguém vai atravessar na faixa, ainda que nem (...)