Parking News

O número de irregularidades no trânsito de Fortaleza cometidas por motociclistas dobrou em relação ao ano passado, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Os dados do Detran mostram que, até setembro deste ano, foram 15.030 autuações por falta de capacete, número duas vezes maior que o registrado no mesmo período em 2010. A infração é gravíssima, com multa R$ 191,54 e sete pontos na carteira, destaca reportagem da TV Verdes Mares.
O crescimento da frota de motocicletas é um dos motivos para o aumento, de acordo com o Detran. Em todo o estado, são 794.697 motos. Segundo o Detran, a maioria das multas é aplicada na periferia e por falta de capacete em Fortaleza. O órgão afirma que tem reforçado a fiscalização e atua em vários bairros todos os dias. "Essas operações volantes são realizadas pelo Detran com a PRE na parte da manhã e da tarde, sempre relacionadas com alguns bairros de Fortaleza, geralmente a periferia", diz Ribamar Diniz, coordenador de blitze do Detran-CE.
Condução de ciclomotores exige autorização
O número de ciclomotores aumenta porque muitos compram o veículo acreditando que não precisam de habilitação. "A gente vai comprar a moto e dizem que não exigem carteira, mas o Detran vem aqui no Bairro Autran Nunes levar as cinquentinhas. Eu tenho uma guardada em casa e não posso usar", reclama o entregador João Hernane.
O Detran determina que todo veículo de duas ou três rodas, cujo motor não possua mais de 50 cilindradas e a velocidade máxima não passe de 50 quilômetros por hora é considerado um ciclomotor. Nessa categoria, entram motocicletas, motonetas e mobiletes, que exigem uma autorização especial do Detran para a condução.
Fonte: TV Verdes Mares, 29 de novembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Primeiro passo (06/12/2011)

A campanha para que os motoristas passem a respeitar os pedestres começa a dar resultados em São Paulo. Já dá para notar que mais carros têm parado quando alguém vai atravessar na faixa, ainda que nem (...)


Seja um associado Sindepark