A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem, dia 10, a intenção de construir um corredor de ônibus na Radial Leste como um dos investimentos integrantes do plano de atuação da Secretaria Municipal de Transportes para 2011. De acordo com o secretário Marcelo Cardinale Branco, o corredor deve sair do Centro da cidade e ter cerca de 7 km de extensão. A expectativa é que a licitação para as obras esteja em andamento até o fim deste ano, permitindo a realização de boa parte das obras em 2012, ressaltou o G1. O trajeto total ainda não foi definido pela secretaria. "Nós temos um componente que é importante, que é a questão da Copa do Mundo naquela região. E temos a questão de visão de conjunto com o Metrô. Nós vamos definir em conjunto qual será o trecho que nós devemos atender", explicou o secretário, citando a possibilidade de o estádio do Corinthians, que será construído em Itaquera, sediar jogos do campeonato mundial de futebol em 2014.
A secretaria também anunciou a construção e requalificação de outros 11 corredores. Serão feitas ainda obras para o aumento de velocidade dos atuais corredores - a meta é aumentá-la em 15%, o que corresponderia a um complemento de mais de 2 mil veículos na atual frota de 15 mil ônibus.
Está prevista a construção de cinco novos terminais de ônibus urbanos, a requalificação de outros sete já existentes e a construção de dois terminais rodoviários.
Outros pilares
Em relação à matriz energética, o secretário Branco informou que o objetivo da secretaria é aumentar o uso de tecnologias e combustíveis limpos, com o aumento do uso de ônibus híbridos e movidos a etanol, a renovação dos trólebus e a modernização da rede e o estudo de uma tarifa diferenciada para os veículos elétricos.
A secretaria também quer fazer uma campanha de proteção ao pedestre, com mudanças em alguns pontos críticos - já foram verificados 15, sendo que cinco deles devem ser tratados ainda este ano. Outra mudança a ser feita é na velocidade máxima dos veículos - a Prefeitura quer deixá-las mais padronizadas para facilitar a identificação dos motoristas.
Fonte: portal G1, 10 de janeiro de 2011

Fluxo de veículos cresce 1,4% (11/01/2011)

O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio no Brasil cresceu 1,4% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, de acordo com dados dessazonalizados da Associação Brasileira de Concessioná (...)