Em 2010, 3,5 milhões de carros novos começaram a circular nas cidades brasileiras. Em São Paulo, a frota subiu de 20,1 milhões de veículos para 21,4 milhões. Os consumidores fizeram a festa no ano passado. Agora é hora de pagar as contas, alerta reportagem do Jornal da Globo. Janeiro é mês de calcular os preços de impostos e taxas. O recorde de vendas de carros em 2010 vai mexer no bolso de que comprou um 0km e, também, de quem manteve o usado.
A taxa do licenciamento subiu. O valor varia de um Estado para outro. Em São Paulo, o licenciamento custará quase R$ 60, acréscimo de 6%.
Os mineiros pagarão 9,5% mais, R$ 62. Os cariocas vão desembolsar R$ 90, quase 6% mais do que no ano passado.
O seguro obrigatório, o DPVAT, também subiu: ficou 7,83% mais caro. O do automóvel, por exemplo, passou de R$ 93,72 para R$ 101,16. "Hoje, tem mais gente pedindo indenização. Por conhecimento, pela publicidade feita pela própria seguradora detentora do convênio DPVAT", afirma Leoncio de Arruda, vice-presente da Federação dos Corretores de Seguros.
O seguro particular ficou mais barato. Segundo as seguradoras, o valor da apólice caiu porque o número de roubos foi menor do que no ano anterior. Em média, o preço do seguro, que era de 4,9% do valor do carro, foi para 4,4%.
Em uma apólice de R$ 30 mil, por exemplo, o preço caiu de R$ 1.470 para R$ 1.320, uma diferença de R$ 150.
Outra boa notícia vem do IPVA. Os carros novos mais baratos forçaram para baixo os preços dos usados. "Se você tem o dinheiro na poupança, convém pagar à vista, porque a remuneração dos juros da poupança serão sempre inferiores aos descontos que os Estados têm dado, na média, de 3%", diz o advogado tributarista Anis Kfouri.
Fonte: Jornal da Globo, 5 de janeiro de 2011

Fluxo de veículos cresce 1,4% (11/01/2011)

O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio no Brasil cresceu 1,4% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, de acordo com dados dessazonalizados da Associação Brasileira de Concessioná (...)