O ano de 2010 foi marcado por uma série de recordes no mercado automobilístico brasileiro, mas as montadoras acreditam que o setor ainda está longe de alcançar seu topo. Como afirmou, em 6 de janeiro, Cledorvino Belini, presidente da Anfavea (entidade que representa a indústria de veículos), as vendas no País ainda podem crescer de forma sustentável nos próximos dez anos, apesar das expectativas de desaceleração no ritmo de expansão em 2011. A declaração foi divulgada pelo jornal Valor Online.
O potencial se sustenta em uma posição considerada relativamente modesta na utilização de carros no Brasil. De acordo com Belini, existe um carro a cada 6,9 brasileiros, enquanto na Europa essa relação é de um veículo para 1,5 habitante.
"Nosso sonho é ter um automóvel para cada brasileiro", afirmou o executivo durante a apresentação a jornalistas dos números do setor no ano passado, quando o mercado alcançou a marca histórica de 3,515 milhões de veículos, com crescimento de 11,9%.
Neste ano, espera-se que o setor perca fôlego, mas volte a renovar a marca recorde. Nas contas da Anfavea, as vendas deverão somar 3,69 milhões de unidades - a entidade fez um leve ajuste a sua previsão anterior de 3,63 milhões de veículos.
Se esse volume for confirmado, o mercado brasileiro, que já é o quarto maior do mundo, crescerá 5% até dezembro. Belini voltou a mencionar os principais fatores que deram condição ao país de alcançar um novo patamar: expansão do crédito, com queda nos juros e inadimplência, aliada a uma melhora na confiança do consumidor.
Fonte: Valor Online, 6 de janeiro de 2011

Fluxo de veículos cresce 1,4% (11/01/2011)

O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio no Brasil cresceu 1,4% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, de acordo com dados dessazonalizados da Associação Brasileira de Concessioná (...)