Você usa a seta no trânsito? Muita gente não. Em Londrina, no Paraná, a polícia fez as contas: de cada três acidentes, um é provocado pela falta de seta. Todo mundo sabe pra que serve, nem todo mundo põe pra funcionar. É só rodar e observar, aponta reportagem do Bom Dia Brasil. Um vira a esquina, mas não dá sinal. O outro sai da rotatória e nada de avisar pra onde vai.
"Às vezes, você tem que ficar atrás tentando adivinhar", diz um motorista. "Tem que saber o que o cara vai fazer para se livrar."
O perigo se repete na mudança de faixa. O carro ultrapassa sem cerimônia e sem pisca. A caminhonete vira com tudo no meio do trânsito pesado. Outro dá sinal para um lado, mas vai pro outro.
Um risco para quem está no carro logo atrás ou na esquina à frente.
Em Londrina, no Paraná, já se calculou até o tamanho do problema. Segundo a Polícia de Trânsito, 30% dos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas usassem a sinalização de forma correta. "Se todos seguissem a regra de trânsito, inclusive o uso da seta, eu tenho certeza que o nosso trânsito seria melhor e mais seguro", explica o porta-voz da Polícia Militar, tenente Ricardo Eguédis.
Agora, os fiscais vão reforçar a vigilância e multar os motoristas que complicam o trânsito. Deixar de usar a seta é infração grave que rende multa de R$ 127, mais cinco pontos na carteira.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 10 de janeiro de 2011

Fluxo de veículos cresce 1,4% (11/01/2011)

O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio no Brasil cresceu 1,4% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, de acordo com dados dessazonalizados da Associação Brasileira de Concessioná (...)