Até 23 de janeiro, a Avenida Paulista estará 425% mais clara. A renovação das luzes da via mais famosa de São Paulo vai servir como piloto de um plano diretor de iluminação para toda a cidade, que deve ser concluído até o fim de 2011, segundo a arquiteta e urbanista Regina Monteiro, presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da Prefeitura. As obras da Paulista começaram dia 2 de janeiro e, para que continuem, o trânsito é interditado durante a madrugada, alerta O Estado de S. Paulo.
A nova iluminação foi desenvolvida pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) da Secretaria Municipal de Serviços e aprovado pela CPPU. A obra, executada pela AES Eletropaulo, substituirá os atuais 54 postes de concreto, de 25 metros, por 39 postes de aço de 20 metros e 15 de 12 metros. Já as atuais lâmpadas amarelas de vapor de sódio de 400W de potência serão substituídas por outras brancas de vapor metálico, de 315W. Apesar da potência menor - que diminui os gastos com energia em 70% -, as luzes novas terão luminosidade muito superior.
A redução dos postes é necessária para evitar a interferência nos apartamentos e melhorar a claridade nas calçadas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de janeiro de 2011

Categoria: Cidade

Fluxo de veículos cresce 1,4% (11/01/2011)

O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio no Brasil cresceu 1,4% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, de acordo com dados dessazonalizados da Associação Brasileira de Concessioná (...)