Chuva e moto não é uma boa combinação. O risco de acidentes sobre duas rodas é bem maior no período chuvoso. Segundo o Sindicato dos Motoboys, os acidentes aumentam em média 10%. Os bombeiros já registraram este ano 83 acidentes com moto nas vias do DF. Por sorte ninguém morreu, mas é preciso ter cuidado para evitar o pior, alerta reportagem do DFTV.
A equipe de reportagem convidou o presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais, Reivaldo Alves, para dar as dicas de como pilotar na chuva sem correr risco.
No Setor Comercial Norte, a equipe encontrou uma moto que estava com o pneu traseiro completamente careca. "É um perigo muito grande, ainda por cima nesse período chuvoso. O motociclista tem que trocar os pneus com grande urgência, pois ele está colocando a vida dele em risco", diz Reivaldo.
O capacete merece um cuidado especial. "Na chuva o motociclista não tem condição de pilotar com os óculos protetores, ele vai ter que andar com a viseira fechada e o capacete tem que ter entrada de ventilação", explica Reivaldo.
A roupa adequada também é importante. "É a calça e a jaqueta de plástico. Mas é importante ele comprar o kit com uma faixa de iluminação na parte de trás do casaco para os outros condutores terem uma melhor visibilidade", diz.
Atualmente, o DF tem mais de 134 mil motos, o que corresponde a 11% da frota de veículos. O sindicato oferece curso teórico e prático para a segurança dos motociclistas.
Um dos principais problemas para o motociclista nesse período chuvosos são as poças que acumulam grande quantidade de água e são um risco. "Pode acontecer de uma poça ter um buraco muito grande e o motociclista pode cair. O que aconselho é que o motociclista diminua a velocidade no período chuvoso", completa Reivaldo.
Fonte: programa DFTV 1ª Edição (TV Globo), 6 de janeiro de 2011

Fluxo de veículos cresce 1,4% (11/01/2011)

O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio no Brasil cresceu 1,4% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, de acordo com dados dessazonalizados da Associação Brasileira de Concessioná (...)