As medidas de restrição ao crédito tomadas pelo Banco Central no final do ano passado ainda não afetaram as vendas de veículos, segundo o presidente da associação das montadoras, Cledorvino Belini. No entanto, a quantidade de carros emplacados em janeiro deve ser bem menor do que em dezembro, repetindo o movimento que acontece historicamente. O último mês do ano passado bateu recorde em vendas, atingindo 381,6 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, destaca o BOL Notícias.
"Por enquanto, os números demonstram que o mercado vai bem. Tenho observado um trânsito de loja muito bom, mas há, nos últimos 10 anos, uma queda de 27% (nos licenciamentos em janeiro) em relação a dezembro", afirma o executivo.
O crescimento de 12% em 2010 foi puxado pelos importados, o que preocupa as montadoras instaladas no país. O saldo comercial da indústria automotiva ficou negativo, com 158 mil veículos importados a mais do que os exportados já montados, o pior resultado da série iniciada em 1990.
Sobre a medida anunciada pelo governo federal para conter a valorização do real, o executivo avalia que "é uma medida saudável para todo o setor manufatureiro".
Fonte: BOL Notícias, 6 de janeiro de 2011

Fluxo de veículos cresce 1,4% (11/01/2011)

O fluxo de veículos nas rodovias com pedágio no Brasil cresceu 1,4% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, de acordo com dados dessazonalizados da Associação Brasileira de Concessioná (...)