Parking News

A Prefeitura de São Paulo definiu 10 dos 15 pontos de congestionamento considerados críticos que receberão intervenções até o fim de 2012, de acordo com o plano de metas da administração. No entanto, para especialistas, as medidas são pontuais e vão só transferir a lentidão para outros trechos.
Segundo divulgou O Estado de S. Paulo, entre os pontos escolhidos, três têm obras definidas: o cruzamento da Avenida Domingos de Morais com a Rua Sena Madureira, o encontro das Avenidas 9 de Julho e São Gabriel, ambos na zona sul, e o entorno da Praça João Mendes, no centro.
A maioria das propostas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para melhorar a fluidez do trânsito é de adequações no alinhamento viário (mudanças no traçado das vias), alterações na circulação de ônibus e sinalização. Até agora, só a João Mendes está em obras.
"As propostas não passam de maquiagem. Se você diminui o congestionamento em um cruzamento, os veículos chegam mais rápido em outro. Os gargalos vão sendo empurrados", diz o consultor de Engenharia Urbana Luiz Célio Bottura.
A CET afirma que as propostas não incluem grandes obras, como viadutos ou passagens subterrâneas, e classifica as intervenções como "soluções de engenharia de tráfego relativamente pequenas". Na Praça João Mendes, por exemplo, serão feitas adequações no alinhamento das pistas "visando a redução da lentidão". A CET não detalhou os projetos e não forneceu valores.
No encontro das Avenidas 9 de Julho e São Gabriel será refeito o desenho da via, com a redistribuição do fluxo. "São obras que jogam o trânsito de um lado para outro e não resolvem", diz Sérgio Ejzenberg, engenheiro consultor de tráfego e mestre em Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Quem está diariamente no trânsito não acredita na melhora. "Só se derrubar a cidade inteira para aumentar as ruas e avenidas. Mudanças pequenas não resolvem, só enganam o motorista", diz o taxista Lino Francisco Xavier, de 59 anos.
Segundo a CET, a definição dos pontos que precisam de intervenção levou em consideração condições de segurança, acessibilidade, sinalização, capacidade do sistema viário e demanda de pedestres e veículos.
A CET afirma que, dos sete pontos sem definição de obras, seis estão em fase de observação em campo (Avenida Morumbi com Rua Oscar Americano; esquina das Avenidas Rebouças e Doutor Arnaldo; Radial Leste com Rua Silva Jardim; Radial Leste com Viaduto Vila Matilde; Praça Ministro Pedro Chaves; e encontro das Ruas Pirajuçara, Reação e Alvarenga). Por isso, não foi definido um prazo específico para cada obra.
O estudo de intervenção na Praça Campo de Bagatelle, na zona norte, está suspenso temporariamente. A CET está aguardando avaliação do tráfego no local após conclusão das obras na Marginal do Tietê. A definição de outros cinco pontos ainda não foi concluída.
Transporte coletivo
Para especialistas em trânsito, o sistema viário da capital está saturado e qualquer medida será paliativa, se for pensada isoladamente. "Para melhorar o trânsito nestes locais são necessárias obras de médio e grande porte e a priorização do transporte coletivo. Pequenas intervenções não vão resolver", afirma Francisco Moreno Neto, engenheiro de trânsito e ex-funcionário da CET. Para ele, com as obras propostas pela Prefeitura, a melhoria no trânsito tem vida curta. "Vai durar alguns meses, porque a situação das vias é complicada. Tem de tirar os carros da rua", afirma.
Áreas de intervenção
- Avenida 9 de Julho com São Gabriel
- Praça João Mendes Domingos de Morais com Sena Madureira
- Avenida Oscar Americano com Morumbi
- Av. Rebouças com Doutor Arnaldo
- Radial Leste com Rua Silva Jardim
- Radial Leste com Viaduto Vila Matilde
- Praça Campo de Bagatelle
- Praça Ministro Pedro Chaves
- Rua Pirajuçara com Rua Reação e Rua Alvarenga

No site das metas, é possível saber em que fase da intervenção está a obra e se estão definidos os outros cinco pontos que receberão alterações. O site é: www.agenda2012.com.br. A meta é a de número 102.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de março de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Na Sapopemba, 110 atropelamentos (11/03/2010)

A Avenida Sapopemba, que atravessa bairros da zona leste de São Paulo, foi a via com maior número de atropelamentos em 2009. Levantamento do Corpo de Bombeiros apontou 110 casos no local, uma média de (...)

Estacionamento gera polêmica (06/03/2010)

Uma lei aprovada e sancionada pela Câmara Municipal do município de Sobral (CE) em julho de 2007 começa a ser colocada em prática depois de muita polêmica. A Lei Municipal 768/07, que permite a qualqu (...)

Morrem 20 pessoas por a em SP (10/03/2010)

Um estudo da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), feito com base nas informações dos cartórios de registro civil, revela que, por vários anos, os homicídios foram a principal causa d (...)

Estacionamento irregular em Londrina (12/03/2010)

Os estacionamentos comerciais irregulares, que se proliferam por toda a cidade, são um capítulo à parte no caótico trânsito de Londrina. Na ânsia de resolver seu problema particular, proprietários dos (...)


Seja um associado Sindepark