Parking News

Apesar de casos recentes de embriaguez ao volante que resultaram em morte e da sensação nas ruas de que as blitze da lei seca diminuíram, a Polícia Militar autuou três pessoas por dia, em média, apenas em janeiro e fevereiro deste ano na Capital, por dirigir após beber. Foram 165 detenções, todas de pessoas flagradas dirigindo com mais álcool no corpo do que a legislação permite - e por isso vão responder a processo criminal, com pena possível de 6 meses a 3 anos. O Estado de S. Paulo destaca que a média é maior do que a do ano passado todo, quando 800 pessoas foram detidas por dirigir após beber, ou duas por dia.
Entretanto, segundo a Polícia Militar, a quantidade de pessoas que dirigem após beber vem caindo desde que a lei seca foi implementada. O número elevado de flagrantes seria decorrência do grande número de testes do bafômetro que são realizados, principalmente nas madrugadas dos fins de semana.
Em 2009, 106 mil pessoas foram submetidas ao teste e 4% delas respondem a processo criminal. Neste ano, só em janeiro e fevereiro, foram 47,6 mil testes. O porcentual de flagrantes foi de 2,7%. Para se ter ideia, antes de a lei seca entrar em vigor, em 2007, o porcentual de bêbados, ante o número de testes feitos, era de 16,74%. O número impressiona mais ao ser levado em conta que, naquele ano, foram feitos apenas 1.900 testes e os níveis de álcool tolerados eram o dobro.
Segundo o capitão Sérgio Marques, da Polícia Militar, desde abril do ano passado a fiscalização dos motoristas é feita de forma descentralizada. Até esse período, apenas o Batalhão de Trânsito da capital fazia operações da lei seca. Após abril, todos os batalhões passaram a montar bloqueios para fiscalizar motoristas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de março de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Na Sapopemba, 110 atropelamentos (11/03/2010)

A Avenida Sapopemba, que atravessa bairros da zona leste de São Paulo, foi a via com maior número de atropelamentos em 2009. Levantamento do Corpo de Bombeiros apontou 110 casos no local, uma média de (...)

Estacionamento gera polêmica (06/03/2010)

Uma lei aprovada e sancionada pela Câmara Municipal do município de Sobral (CE) em julho de 2007 começa a ser colocada em prática depois de muita polêmica. A Lei Municipal 768/07, que permite a qualqu (...)

Morrem 20 pessoas por a em SP (10/03/2010)

Um estudo da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), feito com base nas informações dos cartórios de registro civil, revela que, por vários anos, os homicídios foram a principal causa d (...)

Estacionamento irregular em Londrina (12/03/2010)

Os estacionamentos comerciais irregulares, que se proliferam por toda a cidade, são um capítulo à parte no caótico trânsito de Londrina. Na ânsia de resolver seu problema particular, proprietários dos (...)


Seja um associado Sindepark