Os gastos com veículos subiram acima da inflação média nos últimos 12 meses, atingindo 5,03% até fevereiro de 2010, aponta pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) - a maior alta dos últimos três anos. No mesmo período, a variação do IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor de Mercado) ficou em 4,72%, destaca a Folha Online.
De acordo com a Fundação, a compra e a manutenção do veículo comprometem cerca de 7% do orçamento familiar. Esse número pode variar dependendo da quantidade de veículos que a família tem e de outros aspectos como distância percorrida por dia e hábitos de dirigir.
Entre os destaques de alta está o álcool combustível, com aumento de 29,48% no último ano, seguro facultativo (14,34%) e lavagem e lubrificação (10,93%). Ainda entre os combustíveis, a gasolina registrou alta de 3,90%, enquanto o diesel e o gás natural veicular tiveram deflação no período, de 5,04% e 8,77%, respectivamente.
Os preços de aquisição dos veículos também caíram nos últimos 12 meses: para comprar um veículo novo, o consumidor deve desembolsar agora 0,36% a menos; no caso dos automóveis usados, a diferença no preço é bem maior, de 8,54%.
Na tabela seguinte, os índices dos itens se referem, respectivamente, aos períodos de mar/07 a fev/08, mar/08 a fev/09 e mar/09 a fev/10.

IPC-M/FGV: 4,61% , 5,99%, 4,72%
Seguro obrigatório para veículo: 2,32%, 7,89%, 2,48%
FONTE: FGV
Fonte: Folha Online, 8 de março de 2010