Um novo golpe que vem sendo aplicado em São Paulo tem deixado apreensivos os motoristas e donos de estacionamento. Os golpistas fingem ser parentes dos donos dos carros para retirá-los do local. Ao voltar para retirar seus veículos, as vítimas são informadas que eles não estão mais no local, mostrou reportagem do Bom Dia Brasil.
A professora Vera Busch Neves Bezerra foi uma das vítimas. Ela deixou o carro em um estacionamento na área central de São Paulo. Sete horas depois foi retirá-lo, mas o carro já não estava mais ali.
"Cheguei ao estacionamento, peguei o meu tíquete e cadê o carro? O carro não estava lá", conta a professora. O manobrista contou que um homem foi ao estacionamento dizendo que era sobrinho dela e que tinha ordem para levar o carro. O homem falava ao celular e passou o aparelho para o manobrista. Do outro lado da linha, uma voz feminina mandava entregar o carro para o sobrinho. Tudo não passava de um golpe.
"Quando ele me viu e descobriu que eu não havia autorizado a saída do carro, ficou pálido. Ficou desnorteado. Na verdade, ficou tão desnorteado quanto eu. Eu pela perda e susto. Ele também ficou assustado por perceber que ele tinha sido ludibriado", contou a professora.
Agora, ela quer ser indenizada: "Eu entendo que quem deva pagar é o estacionamento, que tem que ressarcir. Foi na responsabilidade deles que eu deixei o carro".
Responsabilidade pela guarda
No estabelecimento, ninguém autorizado a falar sobre o assunto foi encontrado. De acordo com o advogado João Biazzo Filho, os estabelecimentos são responsáveis pelos carros. "Independente de qualquer motivo, o estacionamento tem que pagar, porque a responsabilidade civil de guarda, mediante a legislação brasileira, é do estacionamento."
O advogado alerta que todo motorista deve guardar o tíquete. Para a professora, que está com o papel, o manobrista foi negligente: "Foi falta de malícia, falta de responsabilidade dele".
Por lei, mesmo em estacionamentos gratuitos o dono é obrigado a indenizar o proprietário em caso de roubo do veículo. O Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark) lembra que furtos, incêndios e colisões dentro do estabelecimento também devem ser cobertos pelo seguro.
E lembra, ainda, que as empresas associadas orientam seus funcionários a entregarem o veículo apenas à pessoa que o estacionou.
Fonte: Bom Dia Brasil, da TV Globo, 10 de março de 2010

Categoria: Fique por Dentro

Na Sapopemba, 110 atropelamentos (11/03/2010)

A Avenida Sapopemba, que atravessa bairros da zona leste de São Paulo, foi a via com maior número de atropelamentos em 2009. Levantamento do Corpo de Bombeiros apontou 110 casos no local, uma média de (...)