Em apenas oito anos, a frota de carros do DF quase dobrou: passou de 680 mil para quase 1,2 milhão de carros. Os números do trânsito são sempre impressionantes: no dia 5 de março, o Detran calculou 900 mil carros circulando simultaneamente, relatou o programa DFTV, da Globo. A frota não cabe mais nos estacionamentos, avenidas e rodovias largas da cidade. O meio-fio está lotado de carros e não é por falta de aviso.
Perto da Esplanada dos Ministérios, há cinco placas indicando que é proibido parar no local onde os carros estacionaram. E essa é uma situação comum: no centro de Brasília, não tem calçada, retorno ou esquina desocupados. Todo mundo quer ocupar a vaga de idoso e, se a sinalização está meio apagada, os motoristas aproveitam.
Com tantos carros parados em lugar proibido, fica até difícil transitar nos estacionamentos. É preciso ter bastante atenção e também um pouco de paciência. No Setor Bancário Norte, carros dos dois lados transformaram a rua em um beco sem saída.
O projeto para construir dez estacionamentos subterrâneos ao custo de R$ 260 milhões ainda está no papel e não há sequer previsão de quando vai ser feita a licitação.
No dia 12, a ida para o Plano Piloto também não foi fácil. Os motoristas enfrentaram engarrafamentos gigantes nas principais rodovias de acesso ao Plano Piloto. O trânsito no DF exige a cada dia mais paciência. O Detran explicou que às sextas-feiras mais motoristas vêm de carro para o Plano para passear à noite, depois do trabalho, o que faz com que os acidentes aumentem bastante. Na sexta-feira passada, o número de carros circulando dobrou.
Fonte: DFTV 2ª Edição, TV Globo, 12 de março de 2010

Na Sapopemba, 110 atropelamentos (11/03/2010)

A Avenida Sapopemba, que atravessa bairros da zona leste de São Paulo, foi a via com maior número de atropelamentos em 2009. Levantamento do Corpo de Bombeiros apontou 110 casos no local, uma média de (...)

Estacionamento gera polêmica (06/03/2010)